Buscar

Helmintos - classe cestoda

Prévia do material em texto

Helmintologia
Classe cestoda
São animais endoparasitos, heteroxenos obrigatórios ( 2 hospedeiros ), adultos são parasitos de vertebrados e larvas parasitas de vertebrados ou invertebrados, são hermafroditas, apresentam corpo em forma de fita e dividido em segmentos, é achatado dorsoventralmente e não possui cavidade geral e tubo digestório.
Os adultos são encontrados no intestino delgado porque é aonde tem o maior volume de nutrientes. 
· Hospedeiro definitivo: forma sexuada ou adulta do parasito e são vertebrados
· Hospedeiro intermediário: forma imatura do parasito e podem ser vertebrados ou invertebrados
Morfologia geral
Forma adulta
O corpo é dividido em escólex ( pode ter fendas/sulcos, que também podem ser chamados de bótrias ou podem apresentar ventosas, são estruturas musculares que são usadas para fixação, são circulares e em pares. Os que possuem ventosas podem apresentar rostelo, protuberância, que podem vir acompanhados de espinhosos/ganchos e são chamados de rostelo armado ), colo ou pescoço é uma região de crescimento, produzir e originar os segmentos corporais e a última região tem nome de estróbilo, composição de três porções da parte segmentado: proglótidos imaturos – perto do pescoço; não apresentam diferenciação das gônadas -; proglótides maduros – possível de enxergar as gônadas masculinas e femininas -; proglótides grávidos – que contém ovos -. 
Formas imaturas
Geralmente estão contidas em vesículas únicas ou com um único embrião ou vesícula coletiva. 
· Cisticercos – Larva única e contida dentro de uma vesícula
· Cenurus – Contido em uma parte germinativa, única vesícula com vários escólex
· Hidátide – O escólex fica solto dentro da vesícula, uma vesícula com vários escólex livres. 
Obs: Cisticercóide – Cisticercos no corpo de um hospedeiro invertebrado 
Forma adulta: tênia 
Ciclo biológico 
Hospedeiro definitivo apresenta a tênia, que elimina proglotes com ovos, os ovos se dispersam pelo ambiente e são ingeridos pelo hospedeiro intermediário que estará infectado com as larvas. Nos hospedeiros vertebrados geralmente a ingestão ocorre junto com os alimentos e nos hospedeiros invertebrados geralmenta a ingestão ocorre junto a ingestão de matéria orgânica. A infecção para o hospedeiro definitivo envolve ingestão da carne ou do próprio hospedeiro intermediário. 
Família Taeniidae
Apresenta 4 ventosas, rostro armado com acúleos na forma de foice, aparelho genital simples, ovos geralmente arredondados com embrião hexacanto. 
Espécies
· Taenia solium – Tem como hospedeiro definitivo o homem e intermediário o suíno. Costuma se localizar na musculatura cardíaca e esquelética. Causa teníase e cisticercose. Se o homem ingerir os ovos pode se tornar o hospedeiro intermediário, causando alterações patológicas. Cysticercus cellulosae é o nome da larva ( metacestodo )
· Taenia Saginata – Tem como hospedeiro definitivo o homem e intermediário o bovino. Costuma se localizar na musculatura cardíaca e esquelética. Não possui acúleos, tem escólex cúbico e ramificações uterinas. Causa teníase e cisticercose. Cysticercus bovis é o nome da larva ( metacestodo )
· Echinococcus granulosus – Parasita de corpo pequeno, escólex com rostelo e ganchos. Se localiza no intestino delgado dos cães e seus hospedeiros intermediários são os ruminantes, suínos, equinos e homens ( sua forma lavar é de cisto hidático, mais encontrada no fígado e pulmão, podendo também ser encontrada no coração, rins e cérebro ). Os cães se infectao ao ingerir as vísceras do hospedeiro intermediário. Causa equinococose. 
Família Dilepididae
Espécie
· Dipylidium caninum – Possui rostro armado com acúleos, duplo poro genital e cápsula ovígera. Se instala no intestino delgado de cães, gatos e homens e tem como hospedeiro intermediário pulgas e piolhos. As proglotes possuem aspecto parecido com grãos de arroz.
Família Anoplocephalidae
Espécies
· Anoplocephala perfoliata – Possuem escólex quase cúbico, ventosas laterais com quatro apêndices, proglotes empilhados. Instala-se no intestino delgado e grosso de equídeos. 
· Anoplocephala magna – Possui escólex globoso, ventosas em forma de cúpula. Instala-se mais comumente no intestino delgado dos equídeos. Podem ocorrer cólicas causadas pelo bloqueio mecânico da papila ileocecocólica.
· Paranoplocephala sp – Possui escólex tretágono e 4 ventosas com aberturas em fendas. Instala-se mais comumente no intestino delgado dos equídeos.
· Moniezia sp – Parasita encontrado no intestino delgado de ovinos. O estróbilo é dividido em proglotes e os ovos possuem formato variável. Existem outras espécies de Moniezia que possuem incidência no intestino delgado de ruminantes. Os ovos são eliminados no ambiente e são ingestidos através da pastagem.
Família Diphyllobothriidae 
Espécie
· Diphyllobotrium latum – Parasita de escólex alongado e proglote em formato quadrado. Costuma ser encontrado no intestino delgado de cães, gatos, homens e animais piscívoros. Tem como hospedeiro intermediário crustáceos e peixes.

Continue navegando