Buscar

Certificação ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Rotulagem ambiental – Norma 14.021
Provavelmente a forma mais direta de comunicação da empresa com o consumidor daquele produto;
Através do rótulo que a empresa procura cativar o consumidor;
Além de conter dados obrigatórios por força de leis e regulamentos (CGC, endereço, conteúdo, etc.) complementa a publicidade da empresa.
Selos Verdes
É um tipo de rótulo ecológico que de uma forma muito fácil, permite a comunicação com o consumidor com o uso de um logotipo que se torna rapidamente conhecido.
É uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços.
Os primeiros rótulos obrigatórios surgiram na Europa nos anos 1940. Com caráter de advertência, eles tinham a função de destacar a presença de substâncias químicas potencialmente danosas à saúde do consumidor.
Primeiro selo verde foi criado na Holanda, em 1972.
Porém foi o selo “Blue Angel” ou Anjo Azul, em 1977, por iniciativa alemã, que realmente projetou a certificação ambiental.
Benefícios :
O mercado consumidor está cada vez mais preocupado em adquirir produtos produzidos de forma ecologicamente correta;
O rótulo ecológico é uma garantia de que o produto/serviço da empresa tem menor impacto ambiental do que seu similar que não tem o rótulo;
Garante ao mercado que a sua empresa está preocupada com as próximas gerações;
Preservação do meio ambiente;
Redução de desperdícios (reciclagem);
Aumento da receita (venda de refugos para reciclagem);
Visibilidade da empresa no mercado;
Diferenciação no mercado;
Aumento das possibilidades de exportação.
Certificação ambiental pelo mundo
Certificação de produtos 100% orgânicos
Ponto Verde – potencial de reciclagem
Certificado Ambiental da Comunidade Européia
30/11/2012
4
Certificação ambiental pelo mundo
Selo Verde Norte Americano
Certificado Ambiental 
dos Países Nórdicos
Selo Verde do Canadá
Selo Verde de Singapura
Selo Verde da 
Nova Zelândia
Selo Verde de Taiwan
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica)
Criou um rótulo ecológico, cujo título é “Certificação do Rótulo Ecológico ABNT – Qualidade Ambiental. 
Segundo o site da ABNT, é o certificado que atesta que um produto está em conformidade com os critérios ambientais de excelência estabelecidos para uma determinada categoria de produtos.
A ABNT é uma organização não governamental, mantida pelas empresas associadas, Governo Federal e pelos recursos obtidos com a venda de normas. Entidade sem fins lucrativos.
A ABNT é a única entidade nacional autorizada a emitir normas técnicas, sendo a representante do Brasil na ISO desde a sua fundação.
As atividades relacionadas à acreditação e avaliação de conformidade no Sinmetro são baseadas nas normas ABNT.
Certificação
É uma atividade formal realizada para atestar que uma determinada organização, ou parte dela, ou determinados produtos, estão em conformidade com alguma norma específica.
São os organismos de certificação acreditados, que conduzem a certificação da conformidade no Sinmetro, nas áreas de produtos, sistemas da qualidade, pessoal e meio ambiente. 
Estes organismos são entidades públicas, privadas ou mistas, nacionais ou estrangeiras, situadas no Brasil ou no exterior, sem fins lucrativos e que demonstraram competência técnica e organizacional para aquelas tarefas. 
SINMETRO
Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial é um sistema brasileiro, constituído por entidades públicas e privadas, que exercem atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação da conformidade.
Uma das atividades do Sinmetro é a de elaborar normas para dar suporte à regulamentação técnica, facilitar o comércio e fornecer a base para melhorar a qualidade de processos, produtos e serviços. 
A área de normalização no Sinmetro está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem autoridade para acreditar Organismos de Normalização Setoriais (ONS) para o desempenho dessas tarefas.
CONMETRO 
Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
É o órgão normativo do Sinmetro e é presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 
Que através de Comitês definem os critérios a serem seguidos pelos organismos que irão certificar as empresas, os critérios para habilitação de profissionais que irão realizar as auditórias, critérios e procedimentos adicionais à ISO e estudos quanto à forma de realizar a certificação ambiental de produtos.
Inmetro 
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Atua sobretudo realizando a habilitação dos organismos certificadores, estabelecendo critérios e verificando o desempenho daqueles organismos para decidir sobre a manutenção do seu credenciamento.
Organismos certificadores 
São organismos que segundo os critérios do INMETRO e as normas (da ABNT, ou normas vindas do exterior, como a ISO 14001) realizam as auditorias nas empresas e, verificando a conformidade com as normas, emitem um “Certificado”. 
Regulamento Técnico
Documento aprovado por órgãos governamentais (federal, estadual ou municipal) em que se estabelecem as características de um produto ou dos processos e métodos de produção com eles relacionados, com inclusão das disposições administrativas aplicáveis e cuja observância é obrigatória. 
Norma Técnica
Documento aprovado por uma instituição reconhecida, que prevê, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos e métodos de produção conexos, e cuja observância não é obrigatória. 
Tanto normas quanto regulamentos técnicos referem-se às características dos produtos, tais como: tamanho, forma, função, desempenho, etiquetagem e embalagem, ou seja, a grande diferença entre eles reside na obrigatoriedade de sua aplicação. 
O que significa ISO ?
Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization)
Trata-se de uma organização não-governamental, constituída em fevereiro de 1947, em Genebra, Suíça, cujo objetivo principal é a elaboração de normas que representam e traduzem o consenso dos diferentes países para uniformização de procedimentos. 
ISO é uma federação mundial de entidades nacionais de normalização, que congrega mais de cem países, representando praticamente 95% da produção industrial do mundo. 
As normas ISO são elaboradas por vários comitês técnicos (TCs), compostos por especialistas dos diversos países-membros. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). 
O Brasil participa da ISO por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
30/11/2012
14
A ISO no Brasil
O Brasil participa através do Grupo de Apoio à Normalização Ambiental - (GANA), criado na ABNT. 
A ISO 14000 é um grupo de normas que fornece ferramentas e estabelece um padrão de sistemas de gestão ambiental. 
Uma empresa poderá sistematizar a sua gestão mediante uma política ambiental que vise a melhoria contínua em relação ao meio ambiente.
30/11/2012
15
ISO 14000
Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, diminuindo a poluição e integrando o setor produtivo na otimização do uso dos recursos ambientais.
 Vantagens para a empresa: 
Criação de uma imagem “verde”, acesso a novos mercados, redução de acidentes ambientais e custos de remediação, conservação de energia e recursos naturais, racionalização de atividades, menor risco de sanções do poder público, redução de perdas e desperdícios, maior economia, facilidade de acesso a financiamentos
Vantagens para os clientes: 
Segurança de estar consumindo produtos e/ou serviços, ambientalmente corretos, possibilidade de acompanhar a vida útil do produto, confiança de estar contribuindo para a conservação dos recursos naturais e redução da poluição, segurança de estar participando, mesmo que indiretamente,
dos esforços dos países-membros da ONU para solucionar os problemas ambientais do planeta.
 Para obter a certificação?
Geralmente uma empresa externa é contratada para fazer uma auditoria e verificar o sistema ambiental da empresa e sua adequação a Norma ABNT NBR ISO 14001. 
Este organismo certificador é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias (essas autorizações, normalmente são dadas por organismos ligados ao governo, no nosso caso, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial). 
Cada país tem o seu órgão semelhante ao nosso "INMETRO" que autoriza as companhias certificadoras a realizar as auditorias.
As certificações possuem validades, e para a manutenção e re-certificação da ISO novas auditorias são necessárias.
Sistema de Gestão Ambiental - (de acordo com a ISO 14000)
Conjunto de procedimentos e técnicas sistêmicas que visam gerir ou administrar uma empresa, com a finalidade de obter através de uma melhoria contínua, o melhor relacionamento com o meio ambiente e que assegurem o atendimento dos principais requisitos:
Comprometimento com a melhoria contínua e a prevenção da poluição;
Comprometimento com o atendimento à legislação ambiental do país e outros requisitos dos mercados que se deseja atingir;
Estabelecimento de objetivos e metas ambientais;
30/11/2012
19
Avaliação e monitoramento do atendimento aos seus objetivos e metas ambientais;
Conscientização e treinamento de todo o pessoal envolvido;
Comunicação a todas as partes interessadas (acionistas, empregados, vizinhos, consumidores); 
Avaliação crítica do desempenho ambiental e adoção de medidas corretivas.
Sistema de Gestão Ambiental - (de acordo com a ISO 14000)
A implantação de um SGA é uma das melhores formas para conseguir obter melhorias de desempenho ambiental em uma organização.
Três grandes conjuntos de atividades:
Análise da situação atual da empresa. Verificar “onde estamos”. É a fase de diagnóstico do problema, levantando os impactos ambientais principais que resultam das atividades da empresa;
Estabelecimento de Metas. Definir “onde queremos chegar”. Estudar as possiblidades físicas, recursos materiais e humanos necessários.
Estabelecimento de Métodos. Definir “como chegar”, as resultados pretendidos, para serem atingidas as metas, ou seja estabelecimento de métodos ou de um determinado modo de trabalho.
Segundo Moura, Luiz Antônio A de . A ferramenta gerencial mais importante, e que poderá resumir toda a implantação do processo do SGA é o ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Deming, composto por quatro grandes passos:
No SGA, a alta direção da empresa, define o seu comportamento face às questões ambientais, procurando:
Estabelecer política ambiental da organização;
Planejar sua implementação;
Implantá-la e mantê-la em operação;
Efetuar monitoramento e ações corretivas;
Buscar por revisões e análises críticas;
Fomentar a cultura ambiental: Evitando desperdícios, reduzir
 emissões, reutilizando e reciclando resíduos.
Objetivos da Norma:
Implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;
Assegurar-se de sua conformidade com sua política ambiental definida;
Demonstrar tal conformidade a terceiros;
Buscar certificação/registro do seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa.
4.2 Política ambiental
Seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços;
Inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição;
Inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e normas ambientais aplicáveis, 
Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados;
Esteja disponível para o público.
4.3 Planejamento
4.3.1 Aspectos ambientais
Identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, dentro do escopo definido de seu sistema da gestão ambiental, que a organização possa controlar e aqueles que ela possa influenciar.
A organização deve assegurar que os aspectos ambientais significativos sejam levados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção de seu sistema da gestão ambiental.
4.3.2 Requisitos legais e outros requisitos
Ter acesso à legislação e outros requisitos legais e determinar como esses requisitos se aplicam aos seus aspectos ambientais.
4.3.3 Objetivos e metas
A organização deve estabelecer, implementar e manter objetivos e metas ambientais documentados, nas funções e níveis relevantes na organização.
Ao estabelecer a analisar seus objetivos e metas, uma organização deve considerar os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos, e seus aspectos ambientais significativos.
4.4 Implementação e operação
4.4.1 Estrutura e responsabilidade
 
A administração deve assegurar a disponibilidade de recursos essenciais para estabelecer, implementar, manter e melhorar o sistema da gestão ambiental. Esses recursos incluem recursos humanos e habilidades especializadas, infra-estrutura organizacional, tecnologia e recursos financeiros. 
4.4.2 Treinamento, conscientização e competência 
A organização deve assegurar que qualquer pessoa, que para ela ou em seu nome, realize tarefas que tenham o potencial de causar impacto(s) ambiental(is) significativo(s) identificados pela organização, seja competente com base em formação apropriada, treinamento ou experiência, devendo reter os registros associados.
4.4.3 Comunicação
A comunicação interna entre os vários níveis e funções da organização. Também para o recebimento, documentação e resposta à comunicações pertinentes oriundas de partes interessadas externas;
A organização deve decidir se realizará comunicação externa sobre seus aspectos ambientais significativos, devendo documentar sua decisão. 
4.4.4 Documentação do sistema de gestão ambiental – em meio físico ou eletrônico, deve incluir:
Política, objetivos e metas ambientais;
Descrição do escopo do sistema da gestão ambiental;
Documentos, incluindo registros, determinados pela organização como sendo necessários para assegurar o planejamento, operação e controle eficazes dos processos que estejam associados com seus aspectos ambientais significativos.
4.4.5 Controle de documentos
 
Os documentos requeridos pelo sistema da gestão ambiental e por esta Norma devem ser controlados. Registros são um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos estabelecidos em 4.5.4.
4.4.7 Preparação e atendimento a emergências - prevenir e mitigar os impactos
A organização deve responder às situações reais de emergência e aos
acidentes, e prevenir ou mitigar os impactos ambientais adversos 
associados.
A organização deve periodicamente analisar e, quando necessários,
revisar seus procedimentos de preparação e resposta à emergência, em 
particular, após a ocorrência de acidentes ou situações emergenciais.
	
	
4.5 Verificação de ação corretiva
4.5.1 Monitoramento e medição - calibração e instrumentos/equipamentos
A organização deve assegurar que equipamentos de monitoramento e mediação calibrados ou verificados sejam utilizados e mantidos, devendo-se reter os registros associados.
4.5.2 Não-conformidade e ações corretiva e preventiva
A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para tratar as não-conformidades reais e potenciais, e para executar ações corretivas e preventivas.
4.5.3 Controle de Registro
A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento( s) para a identificação, armazenamento, proteção, recuperação e descarte de registros. Os registros devem ser e permanecer legíveis, identificáveis e rastreáveis.
4.5.4 Auditoria do sistema de gestão ambiental - auditorias internas
A organização deve assegurar que as auditorias internas do sistema da gestão ambiental sejam conduzidas em intervalos planejados para determinar se o sistema da gestão ambiental:
Está em conformidade com os arranjos planejados para a gestão ambiental, incluindo-se os requisitos
desta Norma e, foi adequadamente implementado e é mantido.
Fornecer informações à administração sobre os resultados das auditorias.
4.6 Análise crítica pela administração
 A alta administração da organização deve analisar o sistema da gestão ambiental, em intervalos planejados, para assegurar sua continuada adequação, pertinência e eficácia. Análises devem incluir a avaliação de oportunidades de melhoria e a necessidade de alterações no sistema da gestão ambiental, inclusive da política ambiental e dos objetivos e metas ambientais. Os registros das análises pela administração devem ser mantidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando