Buscar

Logística - TED 002 Multimodalidade, Real State e Intralogística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: LOGÍSTICA
PROFESSOR: SILVIO BELLO
ALUNOS: FERNANDA ANDRADE E GABRIEL PINHEIRO
Logística - TED 002 – Multimodalidade, Real State e Intralogística.
Multimodalidade
O Transporte Multimodal é a articulação de vários modos de transporte, de forma a tornar as operações de transporte mais rápidas e eficazes.
Neste transporte são necessários mais do que um tipo de veículos para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, podendo ser utilizados desde camiões, comboios, navios, aviões ou outro tipo de meio de transporte necessário para a entrega.
A vantagem do Transporte Multimodal é a combinação mais eficiente de múltiplos modos de transporte, optimizando prazos, reduzindo custos de inventário e mantendo, por isso, os custos das mercadorias controlados. A combinação resulta também numa elevada sustentabilidade ambiental, reduzindo a pegada ecológica do transporte.
Nele, apenas um conhecimento de carga é emitido e, aqui no Brasil, é muito usado para o transporte de commodities (soja, café, metais e petróleo, por exemplo) e pouco escolhido para o envio de produtos manufaturados.
Além disso, também envolvem serviços de coleta, unitização, movimentação e armazenagem das cargas. Isso faz com que alguns custos extras possam ser acumulados ao longo de todo o processo, como o transbordo das cargas.
Nesse tipo de operação, existe uma relação com um Operador de Transporte Multimodal (OTM), que assume a responsabilidade perante o dono da carga, lidando diretamente com as várias transportadoras envolvidas no fluxo das mercadorias da origem até o destino. Ainda que o OTM não execute nenhuma das etapas, ele assume o compromisso sobre o envio da carga.
Vale destacar que esse operador deve ter um registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e a operação demanda a emissão do Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas (CTMC). Esse documento é válido não só como o documento fiscal do transporte, mas também como contrato de prestação de serviços.
Condomínio Logístico
Um espaço fechado, com segurança e infraestrutura de serviços compartilhados, em um único condomínio fechado. Essa infraestrutura abrange serviços de segurança, manutenção e demais necessidades de um condomínio logístico, com custos repartidos entre os inquilinos, enquanto a administração do espaço, em geral, fica por conta da própria construtora. O condomínio pode contemplar, além de portaria, segurança e serviços de limpeza e jardinagem, amplo estacionamento, refeitório, vestiários e diversos outros atrativos bem interessantes.
Quais as vantagens?
– Aumento da segurança e redução de despesas com escoltas, vigias e monitoramento;
– Construção de áreas comuns de apoio, entre elas restaurantes, hotéis, ambulatórios e áreas de treinamento;
– Redução dos custos com aquisição de terrenos;
– Divisão dos custos de manutenção das áreas comuns;
– Facilidade de expansão em lotes;
– Localização e visibilidade, o condomínio torna-se referência na região;
– Administração profissional;
– Flexibilidade de expansão da operação sem mudança de endereço.
EXEMPLO: 
Empresa:O CELNOR - Condomínio Empresarial Litoral Norte - um empreendimento da AE Engenharia Ltda. 
O CELNOR é o condomínio 5 estrelas da região, perto do Aeroporto de Salvador.
A infra-estrutura consta de pavimentação, redes de abastecimento de água, energia elétrica, iluminação das ruas, esgotamento sanitário, telefone e internet de alta velocidade.
Em termos de segurança, o perímetro do terreno é dotado de cerca elétrica, monitorada 24 horas por dia durante todos os dias da semana, através de sistema GPRS (via satélite)
Intralogistica
Ao falarmos em logística automaticamente remetemos ao transporte externo (rodoviário, marítimo, aéreo e fluvial) e esquecemos de contemplar a movimentação dentro das instalações - a chamada Intralogística refere-se a movimentação de materiais dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição.
O recebimento de materiais e seu armazenamento, a alimentação das linhas de produção, o transporte de produtos, insumos e peças entre as linhas, a armazenagem e estocagem dos chamados produtos acabados e até o carregamento dos caminhões ou demais modais deste produto acabado - todas essas atividades representam a intralogística de uma empresa.
Empresa: Célere 
Assume totalmente a intralogística da sua empresa, definindo as melhores estratégias desde o recebimento de matéria-prima, passando pelo processo de armazenagem, abastecimento de linha de produção, até a expedição do produto acabado.
FONTES:
http://www.celerelog.com.br/
http://www.celnor.com.br/fotos-do-condominio
http://intralogistica.blogspot.com/2013/04/o-que-e-intralogistica.html
http://www.patrus.com.br/blogpatrus/?p=845
http://blog.polifrete.com/condominio-logistico/
http://www.multicargo.pt/blog/o-que-e-o-transporte-multimodal
https://portogente.com.br/portopedia/74189-modais-de-transporte

Continue navegando