Buscar

QUEST UNID I - AVALIAÇÃO FUNC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FUNCIONAL 
QUEST. UNID. I 
1- A consciência é definida como um perfeito conhecimento de si próprio e do ambiente ao redor. Estados alterados de consciência podem ser comuns na prática clínica e caracterizam uma emergência médica. A avaliação do nível de consciência é um dos parâmetros mais importantes para se determinar as alterações e as necessidades, na assistência e no atendimento ao paciente neurológico. Qual é a escala mais utilizada para avaliar o nível de consciência de pacientes com alterações neurológicas importantes, especialmente no traumatismo cranioencefálico?
	a Escala de coma de Montreal.
	b. Escala de coma de Glasgow.
	c. Escala de Ashworth modificada.
	d. Escala de miniexame do estado mental.
	e. Escala de Berg.
2- O termo “afasia” significa a perda da memória da palavra. A afasia é uma condição decorrente de uma lesão no cerebral, comumente no hemisfério esquerdo, frequentemente causada por acidentes vasculares cerebrais. Outras doenças também podem ocasionar afasias, tais como: tumores, traumatismos cranianos, doenças degenerativas ou metabólicas. Assinale a alternativa que corresponde, corretamente, aos tipos de afasia:
	a. Afasia de Broca (afasia de expressão), afasia de Wernicke (afasia de compreensão) e afasia mista (ambos os tipos de afasia).
	b. Afasia de Broca (afasia de compreensão), afasia de Wernicke (afasia de expressão) e afasia mista (ambos os tipos de afasia).
	c. Afasia de Broca (afasia de compreensão), afasia de Wernicke (afasia de compreensão) e afasia mista (ambos os tipos de afasia).
	d. Afasia de Wernicke (afasia de expressão), afasia mista (afasia de Broca).
	e. Afasia mista (afasia de compreensão), afasia de Broca (afasia de expressão).
3- Comprometimento da capacidade de realizar movimentos, gestos ou habilidades previamente aprendidos, espontaneamente e/ou ao comando. Esse paciente apresenta dificuldade em realizar movimentos ao comando verbal e atos de mímica, mas, em alguns casos, pode executar os mesmos movimentos, de modo adequado, com iniciações automáticas. Em geral, apresenta dificuldades na utilização e no manuseio de utensílios e de ferramentas, realizando erros extraordinários, com hesitações, demoras, falta de ordem, perseverança ou movimentos de atalho. Estamos falando de:
	a. Agnosias.
	b. Afasias.
	c. Asterognosia.
	d. Heminegligência.
	e. Apraxias
4- Paciente tem dificuldade em se orientar em direção a algo localizado espacialmente ou de resposta a estímulos gerados do lado contralateral à lesão cortical, caracterizando-se pela inabilidade de o sujeito registrar, integrar ou responder a eventos provenientes do hemicorpo ou do hemiespaço contralateral à lesão cerebral. Neste caso, assinale a alternativa que corresponde ao quadro mostrado anteriormente:
	a. Agnosia visual.
	b. Agnosia tátil.
	c. Heminegligência.
	d. Alexia.
	e. Prosopagnosia.
5- Os nervos cranianos são os nervos que são ligados ao encéfalo, e que trocam informações entre a periferia e o encéfalo. A maior parte deles são ligados ao tronco encefálico, excetuando-se apenas os nervos olfatório, que se liga ao telencéfalo, e o óptico, que se liga ao diencéfalo. Os nervos cranianos diferem dos nervos espinais por sua especialização; alguns são exclusivamente motores, outros, exclusivamente sensoriais, e, alguns, são motores e sensoriais. Assinale a alternativa a seguir que descreve, corretamente, a avaliação do nervo trigêmeo:
	a. Contrair os músculos da mastigação (masseter e temporal); testar a sensibilidade da face.
	b. Movimentos oculares/observar a ptose palpebral.
	c. Fazer o paciente deglutir/reflexo do vômito.
	d. Fazer o paciente mostrar a língua e movê-la para a direita e para a esquerda.
	e. Cheirar o café ou alguma substância semelhante com os olhos fechados.
6- O paciente apresenta uma diminuição da sensibilidade tátil (tato protopático) durante a avaliação da sensibilidade na região lateral do pé. Podemos dizer que ele apresenta:
	a. Anestesia.
	b. Hipoalgesia.
	c. Hipoestesia.
	d. Hiperalgesia.
	e. Hiperestesia.
7- Para a avaliação dos reflexos miotáticos, deve-se realizar uma percussão sobre o tendão muscular, com o paciente em posição confortável e relaxado, sendo essencial a comparação dos resultados obtidos entre os dois hemicorpos. Na avaliação do reflexo bicipital, assinale a alternativa que corresponde à resposta esperada e à inervação:
	a. Resposta: flexão do cotovelo e leve supinação. Inervação: C5 e C6.
	b. Resposta: extensão do cotovelo. Inervação: C6, C7 e C8.
	c. Resposta: leve pronação e flexão dos dedos. Inervação: C5 e C6.
	d. Resposta: extensão do joelho. Inervação: L2 a L4.
	e. Resposta: flexão plantar do tornozelo. Inervação: L5 a S2.
8- Refere-se à contração espontânea, involuntária e convulsiva de grupos musculares selecionados, que podem ocorrer em qualquer local do corpo, resultando na sustentação de posturas anormais. Estamos nos referindo à (aos):
	a. Hipotonia.
	b. Rigidez.
	c. Espasticidade.
	d. Frouxidão.
	e. Espasmos.
9- Ombro em abducão de 90º com o cotovelo estendido. O paciente deve levar a ponta do dedo indicador até a ponta do nariz. Pode ser realizado com os olhos abertos e, depois, fechados. Estamos falando do teste de coordenação motora chamado de:
	a. Índex-calcanhar.
	b. Calcanhar-joelho.
	c. Diadococinesia.
	d. Índex-nariz.
	e. Índex- índex.
10- O paciente apresenta a marcha com uma postura típica de flexão da cabeça, tronco, ombros e cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos (postura de esquiador), com passos curtos de maneira lenta, rígida e arrastada. O balanceio característico da cintura escapular também fica comprometido. Os pacientes ficam de pé imóveis e rígidos, com escassos movimentos automáticos dos membros e uma expressão facial fixa, como uma máscara, e piscando, raramente. Estamos falando da marcha patológica denominada:
	a. Marcha ceifante (hemiplégica).
	b. Marcha parkinsoniana ou festinante.
	c. Marcha atáxica sensorial (talonante).
	d. Marcha ebriosa.
	e. Marcha escarvante.

Continue navegando