Buscar

RESPOSTA FORUM 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
POLO: BURITI DOS LOPES
DISCIPLINA: MECÂNICA 2
PROFESSOR. ANDERSON GOMES VIEIRA
ALUNO (A): ANTONIO JOSE SOARES DE SÁ JÚNIOR
FÓRUM 2
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS)
1 - Apresentar seu ponto de vista de acordo com o seguinte questionamento: Ao projetar uma estrutura em uma região propensa à ocorrências de terremotos, qual deve ser a relação entre a frequência da estrutura e a frequência típica do terremoto? Por quê? A estrutura deve possuir uma amortecimento grande ou pequeno?
No movimento harmônico simples (MHS), o deslocamento x(t) de uma partícula em relação à posição de equilíbrio é descrito pela equação x = xm cos(ωt + ϕ) (deslocamento). • em que xm é a amplitude do deslocamento, ωt + ϕ é a fase do movimento e ϕ é a constante de fase. A frequência angular ω está relacionada ao período e à frequência do movimento pelas equações ω = 2π/T e ω = 2πf. • Derivando x(t) uma vez em relação ao tempo, obtemos a velocidade v, e, derivando x(t) duas vezes em relação ao tempo, obtemos a aceleração a de uma partícula que executa um MHS: v = –ωxm sen(ωt + ϕ) (velocidade) e a = ω2xm cos(ωt + ϕ) (aceleração).
Todo movimento que se repete a intervalos regulares é chamado de movimento periódico ou movimento harmônico. No momento, estamos interessados em um tipo particular de movimento periódico conhecido como Movimento Harmônico Simples (MHS). Esse movimento é uma função senoidal do tempo t, ou seja, pode ser escrito como um seno ou cosseno do tempo t. Vamos escolher arbitrariamente a função cosseno e escrever o deslocamento (ou posição) da partícula na forma em que xm, ω e ϕ são parâmetros a serem definidos.
Deve ser uma estrutura com frequência maior que a dos terremotos que ocorreram, pois se s frequência for maior que a da estrutura, ela corre o risco de cair. Sendo assim para se ter o amortecedor deve ser observada a estrutura, sua energia e frequência. A relação é que a frequência da estrutura deve ser maior que a frequência típica de um terremoto, pois assim não cairá, devendo apresentar um grande amortecimento, tendo em vista que este evita que a estrutura entre em consonância durante o terremoto.

Continue navegando