Buscar

Introdução à Informática: Conceitos e Ferramentas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3 – introdução a informática
Objetivos
Ao final deste encontro, você deve ser capaz de:
(1) utilizar ferramentas avançadas do LibreOffice Writer;
(2)  verificar utilização de google docs (editor de texto); e
(3)  acessar a sala de videotutoria.
 
Conceitos a serem abordados:
[1] Introdução à Internet
Livro digital :: 20 lições que aprendi sobre navegadores e a web
http://www.20thingsilearned.com/pt-BR/home
[2] Internet: Sistemas de Busca.
Existem diversos sites de busca entre eles o mais popular é o  O Google :: www.google.com.br.  Além do site de Busca o Google disponibiliza diversas ferramentas para compartilhamento de dados na internet. Para saber mais sobre seus produtos e sobre a empresa acesse o link http://www.google.com.br/intl/pt-BR/about
 [3] Plug-in.
O Plug-in e um software que aumenta a funcionalidade do navegador ou de um aplicativo/programa. Ex. O Flash Player permite visualizar sites que incluem animação de qualidade e som feitas com o software Flash da Adobe/Macromedia.
Outro exemplo de plug-in é Adobe Acrobat Reader, que exibe e imprime documentos criados no formato Portable Document Format (PDF).
O Adobe Reader, antes conhecido como Adobe Acrobat Reader, é uma ferramenta essencial. Com ele você pode ler documentos em formato PDF disponíveis em páginas da Web. Com certeza é um programa que não pode faltar em nenhum computador. Este software possui recursos como imprimir, copiar e ler edições digitais publicadas com a autorização do autor. Você pode adicionar marcadores, destaques e anotações nos documentos; escolher vários tipos de visualização (em uma única página, em duas páginas e adequada ao tamanho da janela) com rotação e zoom.
 [4] Download e Upload
Para instalar um plug-in você precisa entender o que significa um download. Download (significa descarregar, em português), é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local, o inverso é denominado Upload.  O Download  também chamado de baixar (e.g.: baixar o arquivo).
 [5] LibreOffice/ BrOffice
 O LibreOffice é um pacote de aplicativos que pertence ao grupo de softwares Open Source, conhecido antes de 2011 por BrOffice. Entre os aplicativos que formam o pacote você irá encontrar um processador de texto, um criador de apresentações de slides, um gerenciador de planilhas, e até mesmo um editor de gráficos vetoriais e um gestor de bancos de dados.
Você pode utilizar o LibreOffice tanto no SO Windows quanto no SO Linux. Faça o download em http://pt-br.libreoffice.org/
Leia o Guia do Iniciante, disponível na sala do segundo encontro. Este guia contém a descrição das ferramentas que serão apresentadas nesta disciplina. Esta semana o foco será no LibreOffice Writer.
 [6] Diferença entre Salvar e Salvar Como
Observe as duas maneiras de salvar um arquivo: Salvar e Salvar como. Na primeira, Salvar, você grava as modificações feitas no mesmo arquivo. Na segunda, Salvar como, você pode gravar seu texto com outro nome, preservando o texto original caso tenha feito algumas modificações. Quando o arquivo ainda não foi salvo, a opção default é Salvar como, para que se possa escolher o nome e a pasta onde se deseja salvar o arquivo.

Continue navegando