Buscar

Atividade N2 Projetos de Interiores Residencial

Prévia do material em texto

Respostas N2 Projetos de Interiores Residencial
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Existe uma generalização excessiva com relação ao que se considera uma arquitetura moderna. O arquiteto Charles-Édouard Jeanneret-Gris, 1887-1965, conhecido como Le Corbusier, criou os cinco pontos que passaram a caracterizar uma edificação modernista que são: pilotis; estrutura e vedação independentes, planta livre, fachada livre e terraço jardim.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s) sobre os cinco pontos da arquitetura:
(   ) Planta livre é quando a casa é suspensa e não há construção no térreo.
(   ) Fachada livre é quando não há regras de composição de simetria.
(   ) A estrutura independe da vedação.
(   ) Pilotis fazem parte do sistema estrutural independente proposto.
(   ) As casas são suspensas para haver jardim no térreo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, F
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, V, F
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois planta livre é quando há maior liberdade por parte dos profissionais para montar o layout das residências, porque a alvenaria deixou de cumprir o papel estrutural. O que também possibilitou a janela em fita que é aquela que desenvolve sem interrupção ao longo da fachada. A especificação para as áreas verdes é para o terraço jardim, que ficam acima da última laje. Mas havia uma preocupação geral com a liberação do térreo para múltiplos usos como, por exemplo, a não necessidade de mexer no terreno e esta edificação poder ser construída em qualquer lugar.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A regra básica para projetar ambientes como dormitórios, banheiros, closets e lavabos é utilizar a ergonomia e acessibilidade universal. Existem medidas-padrão para se desenvolver móveis e os posicionar de maneira que não prejudiquem a circulação dos ambientes.
 
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
(   ) Como existem medidas desenvolvidas a partir de estudos do corpo humano, podemos usar tais referências para todos os projetos.
(   ) Muitas medidas encontradas em livros, por vezes, não são provenientes de autores nacionais e podem importar padrões que não condizem com os aspectos físicos da população brasileira.
(   ) É preciso estar atento, pois existem padronizações de medidas, mas o bom profissional vai se atentar às medidas específicas do seu cliente e fazer as adequações necessárias.
(   ) As medidas mínimas de acessibilidade universal garantem conforto para os portadores de necessidades especiais.
(   ) Sempre priorize medidas que atendam aos requisitos de acessibilidade universal.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, F, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a melhor opção no momento de escolher medidas de armários e bancadas é consultar livros que dão um ponto de partida para essas medidas, mas é preciso ver se elas são compatíveis com a realidade de seus clientes, além de sempre orientar os futuros usuários durante a contratação do projeto para prever o uso do desenho universal.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Art Nouveau é um dos maiores exemplos de integração entre as artes. Este estilo conseguiu mobilizar a arquitetura, a pintura, a escultura e o design de mobiliário. Ao ter em vista que todas se complementam e possibilitam a criação de ambientes em que tudo se completa de maneira harmônica.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s) sobre o Art Nouveau :
(   ) é um estilo do fim do século XIX e começo do século XX.
(   ) faz uso de materiais industrializados.
(   ) é um estilo historicista.
(   ) também é chamado de Jugendstil , Stile Liberty, Modernista e Sezessionstil.
(   ) é um estilo europeu que não teve exemplares no Brasil.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V, F
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V, F
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Art Nouveau se insere em um momento cultural muito importante ao pegar materiais característicos da Revolução Industrial, como o vidro e o ferro e os utilizar com uma abordagem artística e inspirada na natureza. Este estilo traduz o espírito da Belle Époque que tanto o influenciou. Ou seja, eram tempos de transformações sociais e otimismo até a Primeira Guerra Mundial.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Na hora de projetar o layout de cada ambiente é necessário ter noções de medidas humanas. Quanto espaço necessitamos para ler um livro sentados em uma mesa ou até mesmo para nos alimentar. Diante da planta, com as medidas de cada ambiente podemos desenhar móveis genéricos e depois detalhar cada um deles ou ir com esta planta nas lojas e escolher a opção mais adequada de móveis para compra para cada ambiente. Neufert (2007) sugere medidas mínimas necessárias para a mesa de refeições. 
Assinale a opção correta que indica qual a medida mínima necessária de largura e profundidade, respectivamente, para este fim segundo o autor citado.
 
Resposta correta. A alternativa está correta, pois se for considerado que um prato pode ter em média 25 centímetros, cada pessoa terá ao menos vinte centímetros para manipular os detalhes, no caso de uma mesa de dois lugares estas medidas funcionam, mas se for uma mesa de mais lugares prever sempre pelo menos uma medida de 20cm entre as cadeiras.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
100 X 50cm
	Resposta Correta:
	 
60 X 40cm
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois medidas menores que 60cm são inviáveis para manter o conforto mínimo e a profundidade não pode ser menor que 40cm por questões de ergonomia. Já a medida de 100 não se justifica para uma mesa de múltiplos lugares, porque não é confortável conversar com pessoas tão distantes bem como não fica interessante manter as cadeiras tão separadas uma das outras.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	O projeto está pronto para ser implementado em obra quando é aprovado pelos clientes, pelos órgãos competentes e quando o projeto executivo está feito e revisado por até mais de um único profissional ao expor com o máximo de clareza os detalhes construtivos. Além disso, esse projeto deve atender à outra medida que garante a qualidade da sua execução nessa etapa. Com base nesse assunto, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Anteprojeto.
	Resposta Correta:
	 
Projeto de compatibilização.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois todas as outras etapas de projeto apresentadas são necessárias para que se chegue ao projeto executivo e de compatibilização, mas são etapas anteriores, e o enunciado da questão pede um projeto compatível com a etapa do projeto executivo.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Muitos projetos de interiores são acompanhados de reformas que necessitam de demolições e readequação de usos com mudanças grandes em seus layouts originais. Eles podem revitalizar espaços e trazer mais qualidade de vida para seus frequentadores, contudo os processos de reforma desta natureza devem ser feitos com muita cautela.
 
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
(   ) Vigas e pilares podem ser retirados.
(   ) Análises rigorosas por profissionais engenheiros civis/arquitetos com know-how em estruturas para verificar a possibilidade de demolição e como ela deve ser feita em cada caso.
(   ) Identificação de quais são as paredes estruturais.
(   ) Identificação de quais são as paredes de vedação.
(  ) A retirada de apenas uma paredeem um prédio não compromete toda a edificação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois é preciso consultar um profissional com bastante expertise para orientar como o processo de demolições deve ser feito, se irá precisar de reforços estruturais, sistema de escoramento etc. A ação primordial para iniciar tal análise é verificar se a parede em questão é estrutural ou de vedação.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os revestimentos de uma residência fazem toda diferença em um projeto de interiores. As suas cores, formatos, texturas e tipos de acabamentos têm um peso enorme na criação da identidade do projeto e na transmissão de um conceito. Além disto, a depender do tipo de material escolhido, pode ser uma das etapas mais caras do projeto: conseguir um bom azulejista para assentar o material é fundamental.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As hachuras de softwares de desenho técnico podem servir como projetos de paginação.
	Resposta Correta:
	 
As hachuras de softwares de desenho técnico podem servir como projetos de paginação.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as hachuras podem servir como solução para o projeto de paginação se estiverem de acordo com o dimensionamento real do piso escolhido. Caso contrário, não se enquadra nas características fundamentais de um projeto de paginação, que é uma forma de garantir melhor acabamento e economia nas formas de assentar o material. Além disso, será necessário manipular a hachura.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O círculo cromático é uma ferramenta de baixa complexidade, mas de extrema importância para ser utilizada no design de interiores. Equipes de cinema também se utilizam deste recurso. Filmes como o “Fabuloso destino de Amélie Poulain” de 2002 se utilizam de uma variação de verdes e vermelhos.
 
 Assinale a opção correta que explora a relação entre elas dentro de um círculo cromático.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
São complementares.
	Resposta Correta:
	 
São complementares.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as cores complementares são aquelas que estão em lados opostos no círculo cromático e que, quando combinadas, podem gerar combinações inusitadas e, por diversas vezes, muito interessantes caso sejam utilizadas com equilíbrio e profissionalismo.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em seu livro, Ching (2013, p. 49) indica os estudos de E. O. Wilson sobre Biophilia e afirma que: “os seres humanos possuem uma conexão inata com o mundo natural”. Além disso, o autor cita estudos mais recentes de Bill Browning sobre esse tema em que a Biophilia pode se manifestar no projeto de interiores.
 
CHING, F. D. K. Arquitetura de interiores ilustrada. Porto Alegre: Bookman, 2013. E-book .
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
(   ) Elementos arquitetônicos: a presença de lareiras é uma forma de Biophilia.
(   ) A natureza no espaço: a presença direta, física e efêmera da natureza em um ambiente.
(   ) Análogos naturais: evocações não vivas e indiretas da natureza, como objetos, materiais, cores, formatos, sequências e padrões.
(   ) A natureza do espaço: configurações espaciais na natureza.
(   ) Materiais: o concreto aparente é um material que condiz com os conceitos de Biophilia.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a natureza tanto pode ser evocada para o interior do projeto quanto o projeto pode se inserir nela. Mas nem sempre a natureza em seu estado vivo é possível de se manifestar. Nesse caso, o autor salienta a possibilidade de se recorrer aos elementos artificiais ou inertes para criar essa relação.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem clientes que não possuem afinidades para cuidar de plantas ou, até mesmo, casos em que declaram não gostar delas. Nesses casos, deve-se respeitar tais condições, sem desatender às especificações das normas de cada prefeitura em relação às áreas permeáveis, criando, ao mesmo tempo, uma ambientação aconchegante para a casa.
Ao considerar alternativas para tais possibilidades, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. (   ) Utilizar pedras naturais na paginação do piso.
II. (   ) Utilizar pedras naturais em substituição das alvenarias tradicionais.
III. (   ) Utilizar fogueiras ao ar livre.
IV. (   ) Criar ambientes introspectivos.
V. (   ) Criar grandes panos de vidro.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V, F.
 
 
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V, F.
 
 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta sequência adequada. Os elementos naturais, na verdade, deveriam ser utilizados de maneira associada ao paisagismo, mas materiais naturais utilizados associados com espelho d’água e os espaços de fogueiras planejadas para serem utilizadas ao ar livre podem trazer uma atmosfera muito natural. O arquiteto Peter Zumthor é referência no que diz respeito a criação de ambiências introspectivas a partir do uso de elementos naturais.

Continue navegando