Buscar

Pratique e compartilhe - Unidade 2

Prévia do material em texto

Daltonismo
	
	O daltonismo é uma doença que culmina na alteração da visão, impossibilitando a pessoa de distinguir algumas cores, principalmente os tons do verde e do vermelho. Essa alteração, na maioria dos casos é genética, todavia, também pode surgir como consequência de lesões na estrutura dos olhos ou dos neurônios responsáveis pela visão.
	Caracterizado como uma falha no desenvolvimento de um ou mais dos três conjuntos de cones que reconhecem as cores e como o problema é genético, ele está ligado ao cromossomo X, ou seja, ele ocorre na maioria em homens pois o sexo masculino possuí apenas um cromossomo X, enquanto daltonismo em mulheres é bem raro pois o sexo feminino possui dois cromossomos X1 https://www.newlentes.com.br/daltonismo . 
	É uma doença que não tem cura e seu diagnóstico pode ser realizado por meio de testes simples que a pessoa pode fazer em casa mesmo. O indicado é procurar um oftalmologista, já que o profissional dispõe de conhecimento e propriedade para aplicação de exames e tratamento da doença.
	A deficiência na visão das cores, própria do daltonismo, pode ser de três tipos2 https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/daltonismo/ :
	 Protanopia – diminuição ou ausência do pigmento vermelho, sensível às ondas de comprimento longo. Nesse caso, a pessoa enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza;
	 Deuteranopia – ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio. Na falta deles, a pessoa enxerga em tons de marrom;
	 Tritanopia – dificuldade para enxergar ondas curtas como os diferentes tons de azul e o amarelo, que adquire tons rosados.
	Os sintomas geralmente são diagnosticados pela própria pessoa, já que normalmente envolve a incapacidade distinguir os tons das cores.
	O tratamento para o daltonismo vai no sentido de melhorar a qualidade de vida da pessoa, já que, como dito anteriormente, essa doença não tem cura. O intuito é melhorar o contraste na visão do portador de modo que a percepção da cor seja otimizada.
	Dessa forma, o tratamento pode consistir no aprendizado ADD para identificar as cores ou no uso de óculos ou lentes para daltônicos.
	O primeiro tratamento é um sistema que cataloga cada cor com um símbolo ajudando a pessoa que sofre com a doença a enxergar as cores de forma mais simples. Já o segundo tratamento, refere-se a um óculos especial que ajudará na adequação das cores para que o daltônico as veja como elas realmente são.
					Heredograma

Continue navegando