Buscar

N2 - Comercio Exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

7 Regimes Aduaneiros Especiais de Importação e Exportação são regimes com obrigações e controles fiscais tributários diferenciados dos Regimes Comuns Aduaneiros, que ocorrem com isenção, suspensão parcial ou total de tributos, em alguns casos mediante a garantia de tributos. Visam atender a circunstâncias e requisitos específicos. São bens que permanecem ou saem do país em caráter temporário, atendendo à necessidade de reparo, exposições, feiras, prestação de serviço, testes, materiais com fins científicos, composição de outros bens como partes e peças de produto acabado, destinado à exportação, para utilização no processo produtivo etc. Cabe à Secretaria de Comércio Exterior e à Secretaria da Receita Federal do Brasil analisarem o requerimento do importador ou exportador e os documentos que comprovam as circunstâncias e as exigências legais, procedendo ao deferimento do requerido, com o prazo de aplicação do regime, além de autorizar a apresentação da garantia dos tributos em casos de suspensão, o que se procede em alguns casos com Termo de Responsabilidade, honrado com fiança bancária ou depósito bancário. Existem diversos tipos de modalidades de regimes que permitem o transporte de mercadorias através do controle aduaneiro. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As instalações de estabelecimentos comerciais em zona primária (portos e aeroportos alfandegados) comercializam produtos nacionais ou estrangeiros a passageiros em viagens internacionais, que podem ser pagos com moeda estrangeira ou nacional sem a cobrança de tributos, e são classificados como Loja Franca.
II- É considerado como Depósito Franco toda a mercadoria depositada para armazenagem em área de alfândega, atendendo ao fluxo comercial de países limítrofes com outros países.
III- As importações que são designadas ao regime tributário especial foram criadas com o objetivo de desenvolver as regiões menos desenvolvidas. Estas regiões são classificadas como áreas de livre comércio.
IV- Todo produto derivado de petróleo, destinado à industrialização, tem a suspensão de impostos classificada como regime aduaneiro especial RECOM.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a afirmativa IV está correta.
B) As afirmativas I e III estão corretas.
C) As afirmativas I e II estão corretas.
D) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
8 O mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas ou empresas que têm ou que precisam de dinheiro. Para que isso ocorra, é preciso um intermediário, que são os bancos. Os centros financeiros são mercados atrativos para o especulador financeiro que busca oportunidade de faturamento no mercado internacional. Contudo, para que ele obtenha sucesso em sua empreitada financeira, é necessário que ele tenha conhecimento do mercado em que estará investindo. Sobre os centros financeiros, analise as afirmativas a seguir: I- A segurança econômica e política do país assegura ao investidor na decisão de investir no mercado correto. II- Os grandes centros financeiros buscam investimentos de longo prazo por apresentarem rentabilidade pertinente. III- As taxas de juros atrativos, somadas a uma estabilidade financeira, proporcionam uma alta rentabilidade do capital aplicado. IV- Dispor de um excelente sistema bancário e sistema de telecomunicações. Assinale a alternativa CORRETA: A) As afirmativas I e II estão corretas. B) As afirmativas II e III estão corretas. C) As afirmativas II e IV estão corretas. D) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
9 O negociador internacional bem-sucedido é aquele que leva os fatores culturais na devida consideração. O sucesso, na realidade, começa por uma boa preparação da negociação, em que se deve procurar estar sintonizado para onde se manifestam as diferenças culturais e quais são os seus efeitos no processo de negociação. Quando a negociação tem êxito, os dois lados ganham. E este deve ser um objetivo a ser alcançado. Para que isto aconteça, alguns pontos devem ser observados. Sobre os aspectos culturais, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Japão. 
II- Arábia. 
III- China. 
IV- Estados Unidos da América. 
( ) São formais, e suas negociações, habitualmente, resultam em convites para jantares, mas nestes acontecimentos não ocorrem negociações. 
( ) Consideram falta de profissionalismo o atraso de reuniões e não gostam de contatos físicos. 
( ) São pacientes nas tomadas de decisões e negociações. Conhecer sua cultura, hábitos e costumes são fundamentais para dar início as negociações. Os negócios acontecem de forma hierárquica, de acordo com as responsabilidades dentro da organização.
 ( ) Considerado como ponto positivo quando o negociador tem conhecimento do idioma do país. No encerramento da negociação, ambos os lados devem ter ganhos, caso contrário os negócios não se realizam. Assinale a alternativa que apresenta a sequência 
CORRETA: 
A) II - III - IV - I. 
B) IV - I - II - III. 
C) I - II - III - IV. 
D) III - IV - I - II.
10 Com o objetivo de ampliar a base exportadora, são oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior. Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior. Portanto, antes de começar a exportar, previna-se com informações cuidadosas acerca dos mecanismos de financiamento disponíveis. Com relação ao adiantamento do contrato de câmbio (ACC) e o adiantamento sobre cambiais entregues (ACE), analise as afirmativas a seguir: 
I- As modalidades de ACC e ACE são financiamentos onde os bancos antecipam o valor total ou parcial das mercadorias para exportação. 
II- No adiantamento do contrato de câmbio, o exportador obtém recursos financeiros em bancos comerciais logo após o embarque da mercadoria. 
III- No adiantamento sobre cambiais entregues, o exportador pode contar antecipadamente com recursos financeiros para a produção da mercadoria com destino à exportação. 
IV- Logo após o embarque da mercadoria, o exportador pode solicitar financiamento através do adiantamento sobre cambiais entregues (ACE). V- O ACC é o financiamento utilizado pelos exportadores para produção das mercadorias. Assinale a alternativa CORRETA: 
A) As afirmativas II e IV estão corretas 
B) Somente a afirmativa I está correta. 
C) As afirmativas II, III e V estão corretas. 
D) As afirmativas IV e V estão corretas.

Outros materiais