Buscar

Aula 4 - Lista 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (0,3 pontos) A comunicação entre todos os dispositivos conectados à rede mundial de computadores (Internet) é um problema extremamente complexo devido tanto a quantidade de equipamento conectados quanto com as características heterogêneas deles. Devido a essa complexidade, no início da Internet foi determinado a divisão do problema em problemas menores, para garantir a comunicação utilizando equipamentos de diversos fabricantes e executando diversos protocolos.
a. (0,5 pontos) Qual é o nome desse modelo? Cite o nome de todas as suas divisões.
i. Resposta: Esse modelo seria MODELO OSI, que possuem sete camadas, sendo: física, enlace de dados, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação.
b. (0,5 pontos) Um notebook normalmente pode se conectar à Internet utilizando a placa de rede sem fio (Wi-Fi) ou a placa de rede através de cabos par trançado (Ethernet). Em ambos os casos vai conseguir se conectar à Internet de forma semelhante. Essa característica de poder utilizar transmissões por meios distintos na conexão está relacionada a qual camada? Explique, com suas palavras, o que acontece nessa camada.
i. Resposta: Essa situação está dentro do modelo OSI, composta na segunda camada, chamado de Enlace de Dados. Nessa camada tem o controle de acesso, interação com o meio físico, evitar colisões de comunicação, detecção e correção de erros.
c. (0,5 pontos) Ao realizar essa alternância, quais mudanças ocorrem nas outras camadas? Explique.
i. Resposta: Na realidade só sofre a alternativa de demora de transmissão de dados, diferença que rede cabos por ser fibra ótica, não tem possibilidade de colisão e sendo por rede wifi acaba tendo uma colisão, por está todos interligados na mesma frequência.
2. (0,3 pontos) Redes de longa distância, como redes que interligam cidades, estados, ou até mesmo redes que conectam continentes, como cabos submarinos, normalmente são implementadas utilizando fibras óticas. Um dos motivos principais para essa escolha é que o custo da fibra, que normalmente é feita de vidro ou de um plástico, é menor do que o custo do cobre.
a. (0,5 pontos) Quais são as principais características da fibra óptica faz com que ela possa ser utilizada em enlaces com grande capacidade por longas distâncias? (Cite pelo menos duas)
i. Resposta: Por ter transmitida por “Luz	“e ter baixo custo na sua formação. 
b. (0,5 pontos) Porque a fibra óptica é melhor do que cabos metálicos nesse tipo de ligação?
i. Resposta: Pois a fibra ótica, sua formação é realizada normalmente por vidro ou plástico, sendo realizada por transmissão por luz, em comparação aos cabos metálicos são realizados por correntes elétricas e também comparado a transmissão de frequência que é menor.
c. (0,5 pontos) Qual é uma vantagem de um enlace sem fio ao se comparar com um enlace de fibra óptica, principalmente quando utilizado em distâncias curtas?
i. Resposta: A vantagem que enlace sem fio são ondas eletromagnéticas, que são transmitidas pelo “Ar”, comparado ao enlace de fibra, que é por luz. Sendo destacada em omnidirecional e direcional. Então utilizada em distância curta, acaba sendo mais vantajoso.
3. (0,2 ponto) Em uma rede local durante o envio dos pacotes de dados até o destino é necessário preencher o endereço MAC do destinatário de cada um dos pacotes, ou seja, uma rede local opera na camada de enlace. Nesse mesmo caso, quando precisamos enviar pacotes para redes diferentes da rede local, utilizamos os roteadores ou gateways. 
a. (0,5 pontos) Qual equipamento de rede é responsável por interligar todos os equipamentos em uma rede local de forma que o pacote seja enviado somente para o host correto? Explique com poucas palavras como que esse equipamento funciona.
i. Resposta: Os equipamentos Hubs e Switches, é responsável por conectar vários computadores em uma mesma rede local de computadores (LAN).
b. (0,5 pontos) O endereço MAC de um pacote endereçado para fora da rede local pertence a qual equipamento da rede local? Por que é utilizado o endereço MAC desse equipamento?
i. Resposta: Esse equipamento é o roteador, pode encaminhar pacotes para redes diferentes, todo os endereços MAC de cada computador ficam interligado por ele, mas ficando só utilizado o endereço MAC dele conectado na internet. Como se os computadores ficassem invisível e só ele que estivesse visível. 
4. (0,1 pontos) O protocolo PING é utilizado corriqueiramente por administradores de redes para descobrir problemas de conexão entre equipamentos de rede. O protocolo PING utiliza o protocolo ICMP, que por sua vez é responsável pela troca de mensagens de erro e controle entre equipamentos de rede. Entre as funções do PING, destacam-se:
( ) Medir o Round Trip Time (RTT)
( ) Medir a qualidade de uma conexão
( ) Mensurar a taxa de perda de pacotes
( ) Determinar se um host tem comunicação a outro host
( ) Descobrir se o host consegue se conectar à Internet
Julgue os Item como verdadeiro e falso:
a. V,F,V,V,V
b. V,V,V,V,V
c. F,V,F,V,V
d. V,F,F,F,V
e. V,F,V,F,F
5. (0,3 pontos) A divisão em camadas permite a definição precisa das funções e dos serviços necessários em cada uma das camadas. Na Internet não temos nenhuma garantia de serviço, já que a rede opera com a característica de melhor esforço para entregar pacotes aos destinos. Apesar de não possuir nenhuma garantia de serviço, a camada de rede tem um papel fundamental no funcionamento da Internet.
a. (0,5 pontos) Qual é o tipo endereçamento da camada de rede? Qual é a principal função do endereçamento na camada de rede?
i. Resposta: Nessa camada temos o endereçamento de IP, quem tem a função de identificar a máquina. 
b. (0,5 pontos) Qual é a característica desse endereçamento que permite simplificar as tabelas de roteamento? Como ela funciona?
i. Resposta: Tem a funcionalidade de agrupar as sub -redes, na tabela de roteador, ela acaba compartilhando um endereço de ip, com vários endereços.
6. (0,3 pontos) Hoje em dia as redes sem fio dominam o cenário das telecomunicações no enlace com o usuário final, onde cada vez mais dispositivos de usuários utilizam esse meio por ter maior mobilidade em relação à redes cabeadas. Entretanto, o meio sem fio possui uma característica que o deixa especialmente vulnerável a ataques e a interceptação de mensagens e são necessárias medidas para minimizar essa questão. 
a. (0,5 pontos) Qual é essa vulnerabilidade? Explique por que essa característica permite a interceptação de mensagens.
i. Resposta: A rede sem fio, por esse lado tem uma grande vulnerabilidade, que pode interferir transmissão de dados, como rede vizinhas, paredes de concreto, tv, metal e entre outros.
b. (0,5 pontos) Quais são as medidas adotadas para diminuir a interceptação de mensagens? O que acontece com os dados? Explique.
i. Resposta: As principais medidas são a proteção da rede de wifi com senhas, antivírus e outros meios que assegura. Os dados são protegidos.
c. (0,5 pontos) Em redes sem fio Wi-Fi, quais são os 2 protocolos mais utilizados para a proteção dos dados? Qual protocolo não deve ser utilizado?
i. Resposta: Os dois protocolos mais seguros são os WPA e WPA3. O protocolo de WPS.

Outros materiais