Buscar

APS - ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM FISIOTERAPIA

Prévia do material em texto

APS - ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM FISIOTERAPIA
O filme Wit, uma lição de vida se trata da história de uma professora universitária que descobre recentemente um tumor avançado e sem muitas opções, aceita ser hospitalizada para realizar o tratamento severo para a remota cura do câncer. Fora submetida a longos períodos de sofrimento com os difícies processos de tratamento.
Vivian fica apreensiva em relação a Jason, um ex aluno que faria parte desta pesquisa. O objetivo do tratamento era acima de tudo, de caráter educativo, visando a pesquisa e os resultados de um tratamento com doses máximas de quimioterapia.
A posição em que Jason se pôs no filme foi antiética, pois ele viola drasticamente o critério ético fundamental: o respeito ao ser humano, a seus direitos e seu bem estar. 
No filme, quando ele inicia a manobra de ressuscitação na paciente mesmo sabendo que a escolha dela era não ser ressuscitada, ficou claro que Jason preferia a investigação e descartava a humanidade.
Jason teve uma atitude antiética e imoral. Mesmo Vivian sendo sua ex professora, mesmo tendo ficado claro que ele mantinha um laço afetivo, Jason deixa transparecer para todos, até mesmo ela que o poder da descoberta era mais importante do que a saúde e o bem estar dela como paciente. E por isso, os inúmeros exames e o aumento das doses das medicações deixa claro que a pesquisa era mais importante do que sua dignidade como pessoa.
Jason violentamente infringe o princípio da Não Maleficência, pois prejudicou e causou dano intencional a paciente quando cita que ela não poderia morrer pois era "cobaia".
Vivian sofreu muito durante seu tratamento. Não foi só um sofrimento físico, mas também psicológico. Onde ela se encontra em um leito de hospital sem nenhum afeto, carinho e companhia. Tendo que lidar não somente com os estágios da doença, mas também com a indiferença de toda equipe que já está acostumada com a rotina hospitalar. Isto nos chama bastante atenção em relação à importância do olhar biopsicosocial que devemos ter com o paciente.

Continue navegando