Buscar

LINFÓCITOS B

Prévia do material em texto

LINFÓCITOS B
· Relembrando imunidade adaptativa: é específica. 
a) adaptativa primária (1º contato): lenta, pois requer tempo mínimo para ativação de células.
b) adaptativa secundária (2º contato): rápida, composta por componentes humorais e celulares – ex.: todas as alergias. 
-Linfócitos B: endocitam anticorpos e apresentam via MHC II. A maturação ocorre na medula óssea, se localizam na zona cortical dos linfonodos 
· Linfócitos B: são células nucleadas = apresentam MHC-I. realiza endocitose de antígenos proteicos, atuando com célula apresentadora de antígeno (APC). 
-As respostas imunes humorais acontecem quando os LB específicos, nos órgãos linfoides secundários, reconhecem o antígeno, através de seus receptores de imunoglobulinas (Ig) ligados à membrana. 
-Sinalização: as Ig dão origem a sinais bioquímicos que são transduzidos – para ocorrer a transdução do sinal é necessário a ligação cruzada (união) de 2 ou mais moléculas receptoras. 
-Ligação cruzada: quando 2 ou mais moléculas de um antígeno ligam-se às moléculas de Ig na membrana do LB. 
-IgM e IgD: anticorpos de ligação da membrana de linfócitos B virgens (inativos), que se ligam a antígenos extracelulares variáveis e ativam o sistema complemento – não conseguem transduzir o sinal e, portanto, se ligam a 2 proteínas Igα e Igβ, formando o complexo receptor da célula B (BCR), que ativa uma série de reações para transduzir o sinal. Após a ativação dos LB (passam a se chamar Plasmócitos) com o reconhecimento de antígenos proteicos, as células B endocitam o antígeno, e suas proteínas se ligam ao MHC II, que irão apresentar ao TDC4. 
-Sequência: reconhecimento de antígenos solúveis expansão clonal secreção de anticorpos apresentação de antígenos proteicos endocitados gera célula de memória, resposta secundária e mudança de classe de anticorpos secretados. 
 
Os linfócitos B reconhece antígenos solúveis, que podem ser: 
-De origem proteica: antígenos T dependentes = via MHC II = ativam linfócitos T auxiliares (TCD4).
-De origem não proteica: antígenos T independentes = não são apresentados via MHC II = não ativam linfócitos TCD4.
· Ativação por antígenos T-dependentes e T-independentes: 
1) Antígenos T-dependentes: os linfócitos TCD4 identificam as células B por meio da ligação CD40L-CD40 e pela liberação de citocinas, ativando as células B específicas para o antígeno. 
-CD40L dos linfócitos T se liga ao CD40 dos linfócitos B, que estimula a expansão clonal e síntese de anticorpos, enquanto que as citocinas estimulam maior produção de células B e de Ig. 
2) Antígenos T-independentes: não ativam os linfócitos TCD4 = não promovem a troca de classe dos anticorpos secretados. 
· Anticorpos: secretados por linfócitos B ativados (plasmócitos), componentes da resposta imune adaptativa e possuem 5 classes: 
-IgM, IgG, IgA e IgE: são secretados. 
-IgM e IgD: ancoradas na membrana do linfócito B, compondo seu receptor BCR. 
· Mudança de classe (isotipo): troca de cadeia pesada – as IgM e IgD produzem diferentes tipos de anticorpos, com funções distintas. 
-IgM: ativa o sistema complemento, compõe o receptor de membrana dos LB (BCR), junto com a IgD, liga-se à receptores da fração Fc do anticorpo, atua na fase aguda das doenças, não atravessa a barreira placentária. 
-IgD: compõe o BCR, não são secretadas. 
-IgG: se ligam a fagócitos (neutrófilos e macrófagos), através de receptores Fc, para fazer a opsonização de vírus e bactérias. Os receptores FcRn, expressos na placenta, atua na transferência de IgG da mãe para o feto. São encontrados durante a fase crônica das doenças, na cicatriz imunológica e em resposta às vacinas. 
-IgE: se ligam a eosinófilos, através de receptores Fc, para fagocitar parasitas grandes. 
-IgA: encontrado nas mucosas. 
· Estrutura do anticorpo: possui 2 cadeias leves e 2 cadeias pesadas. 
-Porção Fab: se liga especificamente ao antígeno. 
-Porção Fc (fragmento constante): se liga a receptores e células fagocíticas e às proteínas do sistema complemento. 
· Funções dos anticorpos: neutralização de toxinas, opsonização e ativação do sistema complemento.

Continue navegando