Buscar

AOL 5 - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - EJA - PASSEI DIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOCENTE: Márcia Justino da Silva
TUTORA: Mayra Barbosa dos Santos Rocha
Imagine a seguinte situação:
“ Uma escola X tem uma turma de Educação de Jovens e Adultos com 20 alunos matriculados onde apenas 15 frequentam as aulas, as idades dos mesmos variam entre 18 a 45 anos, é possível notar que durante o horário de aula existem aqueles alunos mais jovens que por sua vez e em grande maioria vão à escola para se socializar, ter um lugar para sair todos os dias, trocar conversa porém em contra partida nos alunos com idades mais maduras vemos que costumam levar a aula a sério pois sonham um dia em poder assinar seu próprio nome, ter sua ficha 19, recuperar o tempo perdido na juventude.
Contudo existem algumas dificuldades enfrentadas por eles a grande maioria reclama de excesso de cansaço pois afirmam que saem cedo todos os dias para trabalhar em serviços pesados muitas vezes realizados em lavoura, indústria, comércio, construção civil, vendas de rua, no caso das mulheres se somam as atividades domésticas e as responsabilidades com a casa, os filhos, o marido, e seus respectivos trabalhos, muitas vezes esses alunos se desmotivam pelo cansaço, pela ausência de materiais didáticos que despertem a sua curiosidade, pelo barulho causado pelos alunos que passam a aula conversando e brincando, pela falta de estrutura física no prédio utilizado, todos esses fatores causam sérias consequências na aprendizagem ou para muitos a ausência dela.”
Baseando-se nos fatos informados pelo texto, ilustre um cenário em que possam ser corrigidas possíveis falhas cometidas pelos atores da situação, indique quais dificuldades serão encontradas, e recomendem como a situação deverá ser abordada e solucionada para este estudo de caso.
Lhe oriento caro(a) aluno, que sua produção deve ser de aproximadamente 30 (trinta) linhas.
Este estudo de caso trata-se de uma turma heterogênea, com idades e propósitos completamente diferentes uns dos outros. E essa é a realidade vivenciada pela maioria dos docentes de turmas da EJA, que devem saber lidar e adequarem seu sistema de ensino, caso contrário, estão fadados ao fracasso em sua função de ensinar. Essa diversidade provoca uma certa dificuldade e não permite que se aplique uma aula com métodos tradicionais. É imprescindível inovar a cada dia, levando em consideração o conteúdo que deve ser ministrado e o contexto social em que os alunos estão inseridos. O momento da aprendizagem deve ser significativo para todo o grupo, para isso faz-se necessário trazer o conteúdo para próximo da realidade vivida por cada aluno. É fundamental aproveitar o conhecimento adquirido pelo alunado por meio de suas experiências, aprendizagens, crenças e valores absorvidos durantes seus anos de vida. O educador deve ser atento, sensível, e avaliar de forma individualizada, respeitando e valorizando as características, histórias e o ritmo de cada educando.
Um ponto muito importante a ser observado é o espaço físico e os materiais didáticos que devem ser pensados de acordo com a faixa etária de 18 a 45 anos e não com o mundo infantil, pois, os alunos da EJA querem se sentir os únicos usuários de seu ambiente escolar e não podem ser ensinados como se fossem crianças. Portanto, as salas não devem ser as mesmas utilizadas pelos pequenos, ou seja, cheia de varais, cartazes, desenhos, etc, pois esses auxílios só atraem a atenção dos infantes.
Levando isso em consideração, é fundamental fazer o uso de músicas, textos, literatura, entre outros métodos que tenham a ver com o mundo dos estudantes da classe e despertem seu interesse e curiosidade, deixando de lado as metodologias desenvolvidas para alfabetizar crianças e não adultos. Uma sugestão é dispor as carteiras em semicírculo e realizar rodas de leitura, conversa e debates sobre diversos assuntos abordados em revistas, jornais, poemas, contos onde os lecionandos poderão expor suas opiniões, defender seus pontos de vista, compartilhar suas experiências e pensar de maneira crítica, dialógica, capaz de cumprir e lutar por seus direitos como cidadão atuante e transformador. As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e capazes de alfabetizar letrando.

Continue navegando