Buscar

Fáscia e bainhas sinoviais do membro inferior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fáscia e bainhas sinoviais do membro inferior
A fáscia do membro inferior envolve todo o membro e divide todas as regiões em um compartimento superficial e um compartimento profundo.
Compartimento superficial: tela subcutânea e sua gordura, nervos cutâneos, veias superficiais, vasos linfáticos e linfonodos.
Compartimento profundo: ossos, músculos, artérias, veias profundas, vasos linfáticos, linfonodos profundos e nervos motores.
Fáscia da coxa = fáscia lata
É espessa e resistente. Envolve toda a coxa, fixando-se, superiormente, ao ligamento inguinal, ao osso púbis e à crista ilíaca e, inferiormente, às partes expostas dos ossos no joelho e se continua com a fáscia da perna. Também recebe a implantação do extrato membranáceo da tela subcutânea do abdômen (fáscia de scarpa) e se fixa à fáscia lata cerca de um dedo abaixo do ligamento inguinal. Divide a coxa em um compartimento superficial e um compartimento profundo e contém os músculos para evitar que eles se distendam excessivamente durante a contração, além de proporcionar uma compressão muscular nas veias profundas, facilitando o retorno venoso. 
Apresenta um orifício arredondado ou oval, na sua parte mais superior, denominado hiato safeno. O hiato safeno se situa logo abaixo do ligamento inguinal, na sua parte medial, e a cerca de 4 cm inferolateralmente ao tubérculo púbico. Recebe esse nome por dar passagem à veia safena magna no seu trajeto do compartimento superficial para o compartimento profundo, com a intenção de desembocar-se na veia femoral. Também dá passagem à outras estruturas e apresenta uma margem lateral em forma de meia lua, denominada margem falciforme do hiato safeno, e uma margem medial, mais retilínea. 
O hiato safeno é fechado parcialmente pela fáscia cribiforme, apresenta várias perfurações para a passagem da veia safena magna, de tributárias e de vasos linfáticos. Relaciona-se com o anel inguinal superficial e com a emergência do funículo espermático. 
A fáscia lata envia profundamente em direção ao fêmur, três septos intermusculares. Esses septos tendem a se aproximar do fêmur na área da linha áspera e ai se inserirem.
Septo intermuscular lateral: mais forte e mais espesso. Septo intermuscular medial e o septo intermuscular vastoadutor. Eles dividem o compartimento profundo da coxa em três compartimento fasciais: um muscular anterior, um muscular posterior e um muscular medial. 
Compartimento muscular anterior: músculos anteriores. Quadríceps, reto femoral, vasto intermédio, vasto lateral e vasto medial.
Compartimento muscular medial: adutor longo, adutor curto, adutor magno e grácio.
Compartimento muscular posterior: músculos do jarrete, isquiotibiais. Bíceps femoral, semitendíneo e o semimembranáceo. Envolvendo o nervo isquiático. 
Vasos e nervos principais na região anteromedial da coxa. 
Bainha femoral
Na área alta da coxa e profundamente à fáscia lata. Tecido fibroso curto e que envolve a artéria e a veia femorais.

Continue navegando