Buscar

AOL3 História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1. Na educação moderna, a pedagogização dos conhecimentos e o disciplinamento dos sujeitos retratam os colégios e a educação, na idade moderna. Reflita sobre este cenário e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam a pedagogização dos conhecimentos e o disciplinamento dos sujeitos,e F, de falso, para as que não caracterizam.
( ) Os saberes pedagógicos são o resultado da articulação dos processos que levaram à pedagogização dos conhecimentos e à disciplinarização interna dos saberes.
( ) As classificações e hierarquias de sujeitos e saberes costumam, em geral, ser aceitos como algo dado, como naturais,.
( ) O conjunto de intenções pedagógicas foi encontrando espaços nos colégios da idade medieval.
( ) Não é verdade que a pedagogia racionaliza, em geral, uma certa organização escolar e certas formas de transmissão sem questionar.
( ) A pedagogização dos saberes tinha o intuito de não falhar no objetivo de disciplinar os sujeitos, nos colégios.
CORRETA: V, V, F, F e V
2. Michel Foucault estudou, por meio de documentações históricas, os colégios da idade moderna. Sobre isto, podemos afirmar que:
CORRETA: os colégios, na idade moderna, terão funções de definir qual o sujeito adequado à época, condicionando-os por meio de mecanismos de poder e disciplinamento.
3. Lutero foi um importante pensador da Idade Moderna e idealizador de muitas mudanças referentes à Reforma Protestante. Após as leituras e reflexões acerca da temática, escolha a opção correta:
CORRETA: Lutero lança, em 1524, um conhecido manifesto intitulado “Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas”.
4. Assinale a alternativa correta no que se refere à Companhia de Jesus e ao "ratiostudio-rum”
CORRETA: Os colégios da Companhia de Jesus estimularam a cultura geral erudita, integrando a pedagogia humanista ao espírito da cristandade. 
5. É incontestável, quando o assunto é a Idade Moderna, o importante papel do renascimento que foi uma importante expressão cultural e artística europeia, no decorrer dos séculos XV e XVI.Marque a alternativa que melhor contextualiza o renascimento:
CORRETA: O renascimento foi marcado por intenso aprimoramento técnico e novos modos estéticos, trazendo novas formas de arte e produções culturais.

Outros materiais