Buscar

Resumo sobre o Guia PMBOK de Gerenciamento de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo sobre o Guia PMBOK de Gerenciamento de Projetos
O Guia PMBOK nos fornece um conjunto amplamente reconhecido de boas práticas com a finalidade de causar um impacto significativo no sucesso de qualquer projeto. No entanto, não deve ser considerado como um guia extremamente rígido, no qual o conhecimento deva ser aplicado uniformemente a todos os projetos. Cabe aos envolvidos o entender do gerenciamento do projeto e a responsabilidade de determinar o que é apropriado para cada projeto específico.
Vale ressaltar que o conceito de projeto refere-se a um esforço temporário para criar um produto, serviço. Dessa forma, os projetos teriam um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. 
Embora os projetos possuam caráter temporário, isto não significa que ele teriam, necessariamente, curta duração. O termo se refere ao engajamento do projeto e à sua longevidade. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais que terão duração mais longa que a ideia inicial.
Cada projeto cria um produto, serviço. O resultado do projeto pode ser tangível ou intangível. 
Embora elementos podem ser repetitivos em algumas entregas e atividades do projeto, esta repetição não muda as características fundamentais e exclusivas do trabalho. Entretanto, cada projeto é único, com um design diferente, circunstâncias e situações diferentes, partes interessadas diferentes, etc.
Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo que segue os procedimentos existentes de uma organização. Por outro lado, em virtude da natureza exclusiva dos projetos, pode haver incertezas ou diferenças quanto aos produtos, serviços ou resultados criados por um projeto.
O PMBOK possui cinco grupos de processo e dez áreas de conhecimento.
Iniciação: os processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização.
Planejamento: os processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.
Execução: os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto.
Monitoramento e Controle: os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto e tambem identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano. 
Encerramento: os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase do mesmo.

Continue navegando