Buscar

Atividade A4

Prévia do material em texto

Usuário
	GABRIELA DEPIERI NEVES
	Curso
	GRA0481 HISTÓRIA DO DESIGN GR1608-212-9 - 202120.ead-17553.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	13/09/21 19:22
	Enviado
	13/09/21 21:08
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 45 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ideia de que as práticas de “tradução” (ou hibridização) e de “purificação” (ou segregação) são a base do pensamento moderno e de que este não se desdobrou plenamente tanto no modernismo como no pós-modernismo, começa a apontar o problema da distinção entre os dois momentos históricos.
“A palavra ‘moderno’ designa dois conjuntos de práticas totalmente diferentes que, para permanecerem eficazes, devem permanecer distintas, mas que recentemente deixaram de sê-lo. O primeiro conjunto de práticas cria, por ‘tradução’, misturas entre gêneros de seres completamente novos, híbridos de natureza e cultura. O segundo cria, por ‘purificação’, duas zonas ontológicas inteiramente distintas, a dos humanos, de um lado, e a dos não humanos, de outro. Sem o primeiro conjunto, as práticas de ‘purificação’ seriam vazias ou supérfluas. Sem o segundo, o trabalho da ‘tradução’ seria freado, limitado ou mesmo interditado”.
 
LATOUR, B. Jamais fomos modernos . São Paulo: Editora 34, 1994, p. 16.
 
Com base no texto e em seu conhecimento de história do design, identifique quais as escolas de design listadas a seguir em que prevaleceu o processo de “purificação”.
 
I.                    Royal College of Art – RCA (segunda metade do século XIX)
II.                 Glasgow School of Art – GSA (segunda metade do século XIX)
III.              Staatliches-Bauhaus (1919-1933)
IV.              Hochschule für Gestaltung
– HfG – Ulm (1953-1968)
V.                Global Tools (1973-1975)
VI.              Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI (1963-1990)
VII.           Crambrook Academy of Art
(1977-1990)
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e VI.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e VI.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com os chamados Baby Boomers , a
cultura empresarial teve que mudar. Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“Como consequência, os produtos eram econômicos e de péssima qualidade, mas essa mesma obsolescência logo foi transformada em um atrativo: tanto para os criadores como para os consumidores que preferiam os objetos que pudessem ser descartados aos que podiam durar muito. A antítese de tudo o que era defendido por todos os que defendiam o movimento moderno”.
 
BHASKARAN, L. El Diseño em el tiempo : movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Madrid: Blume, 2007, p. 185. (Tradução livre).
 
Depois da leitura atenta do texto, e com base no seu conhecimento sobre a história do design, assinale a alternativa que apresenta qual movimento do design o autor está descrevendo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pop Design.
	Resposta Correta:
	 
Pop Design.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! O Pop Design foi um movimento do design que exaltava o consumo de massa e promovia a efemeridade do produto. O Estilo Internacional promovia a racionalização científica, o funcionalismo social e o funcionalismo utilitário. O Design Universal buscou reduzir à forma as suas funções sociais e utilitárias preocupado com a qualidade do produto e sua durabilidade. O Radical Design, por sua vez, propunha fazer uma crítica à função utilitária e à função social do objeto, por isso buscava práticas alternativas de design. E o Art Déco estava preocupado com o desenvolvimento de produtos belos e de luxo. 
    
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Hochschule für Gestaltung – HfG foi fundada na cidade de Ulm em 1953 e teve a sede inaugurada com um discurso de Walter Gropius, Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“A continuidade foi acentuada claramente no discurso inaugural de Walter Gropius em 1955: ele relacionou o significado do papel do artista em uma democracia progressista e ao mesmo tempo retomou a censura, já que a Bauhaus defendia um racionalismo unilateral. No seu pronunciamento, ele defende encontrar novamente um equilíbrio entre as pretensões práticas e estéticas-psicológicas da época.
Gropius entendia o funcionalismo no design na forma de que deveria satisfazer as necessidades físicas e psíquicas dos usuários mediante os produtos. Especialmente as questões de beleza da forma eram para ele de natureza psicológica. A tarefa de uma escola superior deveria ser não apenas o ensino da apropriação de conhecimento e com isto educar a compreensão, mas também os sentidos”.
 
BÜRDEK, B. E. Design : história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2010, p. 42-43.
 
Considere a afirmação do autor e o seu conhecimento sobre a história do design e assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG buscou desenvolver a metodologia do projeto baseada na metodologia científica.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG trabalhou as questões psíquicas de projeto relacionadas ao processo cognitivo da identificação e de uso das formas.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG trabalhou as questões psíquicas de projeto relacionadas ao desenvolvimento afetivo, emocional e simbólico.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG desenvolveu o que foi chamado de “síndrome da caixa preta” ou “caixão da branca de neve” por ter suprimido dos objetos os fatores emocionais e simbólicos.
(    ) A Hochschule für Gestaltung – HfG usou da racionalização científica para desenvolver as funções sociais e funções utilitárias dos objetos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V, V.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! A Hochschule für Gestaltung – 
HfG buscou elaborar a metodologia do projeto baseada na metodologia científica, usou da racionalização científica para desenvolver as funções sociais e as utilitárias dos objetos. Por causa disso, foi acusada de desenvolver objetos frios e desumanizados por omitir os fatores culturais, emocionais e simbólicos das formas dos objetos, o que recebeu o nome de “síndrome da caixa preta” ou “caixão da branca de neve”. 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere com atenção as imagens do Pop Art / Pop Design a seguir.
 
   
Bobby Kennedy, de 1968, e Marilyn Monroe, sem data, de Roy Lichtenstein.
 
Fonte: BHASKARAN, 2007, p. 185.
 
BHASKARAN, L. El Diseño em el tiempo : movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Madrid: Blume, 2007, p. 185.
 
Com base nas imagens da Pop Art apresentadas e no seu conhecimento sobre a história da arte e do design, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) Apropriação da cultura popular das ruas que viram referência para o desenvolvimento das obras de arte do pop.
(  ) Representação da mulher ideal, conservadora e sóbria.
(  ) Uso da imagem dos ícones da cultura de massa que viram os ícones da cultura pop.
( ) Apropriação das técnicas de reprodução de massa da imagem para produzir as obras de arte pop.
(  ) Exaltação dos meios de comunicação de massa como espaço da reflexão e construção da Pop Art .
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, V.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! A Pop Art bebia na cultura popular das ruas e exaltava o papel dos meios de comunicação de massa na cultura americana. Desse modo, usava as técnicas de reprodução de massa das imagens para pensar, representar e por vezes produzir as obras de arte pop. Contudo, a intenção era sentir o cotidiano popular, o que se afasta claramente da idealização de qualquer tipo de mulher, conservadora e sóbria. Essas cenas vão buscar a representaçãodo cotidiano, da intimidade, da banalidade, do amor, do drama, de violência e fantasia do imaginário da mulher americana. 
    
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De certa forma, April Greiman (1948-), Rudy Vanderlans (1955-) e Zuzana Licko (1961-) representam o New Wave Design e as novas relações do design gráfico com o uso e a exploração do computador. Rudy Vanderlans e Zuzana Licko editaram por um longo período a revista “Emigre”, fundada em 1984. Produziram e comercializaram também uma série de fontes que eram usadas nas revistas.
 
   
   
Revista Emigre n. 9 e n. 10, de 1988, de Rudy Vanderlans e Zuzana Licko; Oakland , de 1985, de Zuzana Licko; Variex
de 1988, de Rudy Vanderlans e Zuzana Licko.
 
Fonte: VANDERLANS, 2009, p. 25-63.
 
VANDERLANS, R (Ed.). Emigre Nº 70 : The look back issue: selections from emigre magazine #1#69. Califórnia: Ginki Press, 2009, p. 25-63.
 
A partir do trabalho de Rudy Vanderlans e Zuzana Licko, considere as seguintes afirmações sobre o New Wave Design .
 
I.                    Abriu as portas para o surgimento do Multiestilos e do Enciclopedismo .
II.                 Explorou a estética do pixel, dos erros e das distorções eletrônica-digital das imagens.
III.              Resgatou o uso do grid e explorou a mesclagem de imagens e textos em camadas.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Conforme Bürdek (2006), pode-se perceber que a criação e fundação da Hochschule für Gestaltung - HfG teve o apoio dos EUA e foi motivada por questões de influência política e econômica. Leia com atenção o trecho a seguir.
 
“E em memória de seus irmãos Hans Scholl e Sophie Scholl, executados pelos nazistas, Inge Scholl iniciou uma fundação que tinha como meta construir uma escola que unisse saber profissional, configuração cultural e responsabilidade política. Por iniciativa do alto comissário americano para a Alemanha, John McCloy, foi criada a Geschwister-Scholl Stiftung (Fundação Irmãos Scholl) como mantenedora da HfG Ulm”.
 
BURDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2006, p. 43.
 
Sobre a influência política e econômica americana, considere as afirmações a seguir.
 
I.                    A relação criada entre a Hochschule für Gestaltung –
HfG e a Staatliches-Bauhaus tinha o objetivo de validar nacionalmente o projeto internacional de ensino de design.
II.                 A escola desenvolveu um projeto pedagógico que tinha a intenção de alinhar culturalmente o design alemão com os princípios americanos e desenvolver a indústria alemã.
III.              A escola ajudou no processo de culturalização e alinhamento do povo alemão com o Ocidente e ao mesmo tempo serviu para combater o avanço soviético.
IV.              A escola foi um espaço de disputa ideológica no qual o seu projeto pedagógico de caráter internacional democrático ajudava a combater a propagação do fascismo e do comunismo.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! A relação entre a Hochschule für Gestaltung – HfG e a Staatliches-Bauhaus 
foi estabelecida para dar a ideia de continuidade a um projeto nacional com cunho internacional interrompido pelo nazismo. Todavia, a escola não tinha a intenção em seu projeto pedagógico de produzir um alinhamento cultural com os americanos; pelo contrário, a intenção era desenvolver um projeto nacional. A escola ajudou a alinhar a Alemanha Ocidental com o Ocidente e a combater o totalitarismo fascista e da URSS sobre na Europa. 
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A relação do uso político e ideológico dos objetos culturais para definir os hábitos e o comportamento social foi questionado profundamente pelo Radical Design . Confira com atenção as imagens a seguir.
 
   
Superonda,
de 1967, de Archizoom Associati; e Visiona II, de 1970, de Verner Panton.
 
Fonte: BHASKARAN, 2007, p. 199-200.
 
BHASKARAN, L. El Diseño em el tiempo : movimientos y estilos del diseño contemporáneo. Madrid: Blume, 2007, p. 199-200.
 
Desta reflexão crítica foi desenvolvida uma série de desdobramentos dos objetos culturais prevendo a expansão das formas de uso do mobiliário. Assim, analise atentamente as imagens e assinale com V os desdobramentos executados pelo Radical Design , e com F os que não foram executados pelo movimento.
 
(  ) Desenvolvimento de mobiliário flexível, dinâmico e lúdico, em que as suas formas se prestam ao condicionamento do corpo em várias posições.
( ) Busca da transformação dos espaços em ambientes acolhedores, afetivos e emocionais.
(  ) Substituição dos aspectos emocionais e simbólicos do mobiliário pelos funcionais, práticos e utilitaristas.
 ( ) Combate ao autoritarismo promovido pelo objeto cultural que condiciona o homem às suas formas precisas e muitas vezes únicas de uso.
(    ) Promoção da ressignificação do objeto e do espaço pelo sujeito mediante a flexibilização do modo de construção da relação com o objeto.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V, V.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Estilo Internacional, com suas teorias e práticas, foi responsável pelo maior período de hegemonia de um movimento estético, de 1920 até 1965. No entanto, no fim da década de 1950 “[...] foi alvo de ataques, em parte vindos de dentro, e que culminaram por ocasião do décimo congresso do CIAM ( Congrès Internationaux d´Architecture Moderne ), em 1956. Um grupo de jovens arquitetos radicais, denominado Team X, muitos dos quais associados ao novo brutalismo, censurou os modernistas, endossados pelo CIAM, [...] declarando sua revolta contra ‘conceitos mecânicos de ordem’. Daí a três anos o CIAM foi dissolvido formalmente. Muitos dos arquitetos mais velhos tinham ficado cada vez mais insatisfeitos com o estilo”.
 
DEMPSEY, A. Estilos, escolas & movimentos : guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2010, p. 145.
 
Segundo o relato, as críticas ao Estilo Internacional ou modernismo foram úteis para produzir e acabar estabelecendo uma série questões que deram início ao pós-modernismo. Assim, assinale com V as afirmações que constituem críticas verdadeiras, e com F as que apresentam críticas falsas.
 
(  ) Criticava-se não se levar em consideração as necessidades emocionais nos projetos.
(  ) Era criticado o uso de humor e de referências históricas nos projetos de design.
(  ) O excesso de racionalidade científica dos projetos era criticado, por isso propunham projetos antirracionais.
(   ) Eram criticadas a pureza, a dureza e a frieza dos prédios em forma de caixas de vidro.
(    ) O funcionalismo técnico produtivo, o funcionalismo social e o design universal eram criticados.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, V.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! Foi criticada duramente a adoção cega da racionalidade científica que desconsiderava os fatores humanos afetivos, emocionais e culturais, focando o funcionalismo técnico produtivo e o funcionalismo social. Isso acabava produzindo formas excepcionalmente puras, duras e frias como os prédios chamados de caixas de vidro. A crítica ao não atendimento das necessidades emocionais dos objetos, dos lugares e das pessoas levou a uma defesa da antirracionalidade, do uso do humor e de referências históricas nos projetos de design e arquitetura. 
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Hochschule für Gestaltung – HfG desenvolveu uma parceria promissora com Braun, projetando vários tipos de eletroeletrônicos que marcaram o design da segunda metade do século XX. Observe com atenção asfiguras a seguir.
 
   
Radio SK2/2 da Braun, de 1955, Hans Gugelot e Dieter Rams.
 
Fonte: SPITZ, 2002, p. 84.
 
SPITZ, R. Hfg Ulm : the view behind the foreground, the political history of the Ulm School of Design, 1953-1968. Stuttgart: Edition Axel Menges, 2002, p. 84.
 
Com base nas imagens apresentadas e no seu conhecimento sobre a história do design, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
 
( ) A teoria do design praticada em HfG produziu objetos lúdicos e divertidos.
( ) A teoria do design praticada em HfG produziu objetos que otimizavam as funções de uso.
( ) A teoria do design praticada em HfG produziu objetos que buscavam representar todas as culturas.
(    ) A teoria do design praticada em HfG produziu objetos que simplificam as formas dos objetos com o intuito de atender às necessidades cognitivas dos usuários.
( ) A teoria do design praticada em HfG produziu objetos que negligenciaram as relações emocionais e simbólicas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, F.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! A Hochschule für Gestaltung – 
HfG, ao se aproximar do racionalismo científico, do funcionalismo social e do funcionalismo utilitarista, desenvolveu uma teoria do design que promovia a produção de objetos que simplificavam suas formas a fim de atender às necessidades cognitivas do usuário e otimizar as funções de uso. Por outro lado, os objetos não contemplavam os fatores culturais, emocionais e simbólicos. Assim, expressões culturais, motivações emocionais e simbólicas foram negligenciadas e seus objetos considerados mais tarde sem cultura, frios, sérios e sem personalidade. 
    
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere com atenção as imagens do Pop Art / Pop Design a seguir.
 
 
Poltrona Blow, de 1967; e Sofá Joe, de 1971, de Jonatham de Pas, Donato d´Urbino e Paolo Lomazzi.
 
Fonte: DEMPSEY, 2010, p. 220.
 
DEMPSEY, A. Estilos, escolas & movimentos : guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2010, p. 220.
 
Com base nas imagens do Pop Design apresentadas e no seu conhecimento sobre a história do design, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
 
( ) O plástico, pelo seu custo e versatilidade, foi um dos materiais mais utilizados pelo Pop Design .
(  ) O Pop Design estabeleceu o slogan “use hoje, jogue fora amanhã”.
(  ) Uma das principais ideias do Pop Design era romper com a tradição e descontrair as relações pessoais.
(  ) Conforme o Pop Design acreditava, os produtos não podiam ser descartáveis e efêmeros por causa da crise do petróleo.
(  ) O Pop Design buscava construir objetos lúdicos, divertidos, kitsch
e irreverentes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F, V.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! O Pop Design buscava romper com a tradição do Estilo Internacional e propunha criar ambientes e objetos mais descontraídos, lúdicos, divertidos, kitsch e irreverentes. Advogava por um estilo de vida que promovia o consumo exacerbado de produtos descartáveis e efêmeros, negando os atemporais do Estilo Internacional. Propunha o slogan “use hoje, jogue fora amanhã” e via no material plástico de baixo custo e versátil um aliado para construir seus produtos.

Continue navegando