Buscar

SISTEMA cardiovascular

Prévia do material em texto

SISTEMA CARDIOVASCULAR
MAYARA DANTAS 
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. 
O que é o sistema cardiovascular ?
2
LOCALIZAÇÃO ANATÔMICA DO CORAÇÃO 
O coração repousa sobre o diafragma, próximo da linha mediana da cavidade torácica. Encontra-se no mediastino, uma região anatômica que se estende do esterno à coluna vertebral, da primeira costela ao diafragma, e entre os pulmões.
Funções do sistema cardiovascular 
Transportes de gases 
Transporte de nutrientes 
Transporte de resíduos metabólicos 
Transporte de hormônios 
Intercâmbio de matérias
Transporte de calor 
Distribuição de mecanismos de defesa 
Coagulação sanguínea 
4
Os principais componentes do sistema cardiovascular são:
Coração;
Sangue 
Vasos sanguíneos; 
Vasos linfáticos e linfa
5
 
6
8
11
12
Pós-carga: é a resistência à ejeção (propulsão) ventricular ocasionada pela resistência ao fluxo sanguíneo na saída do ventrículo.
Ela é determinada principalmente pela resistência vascular sistêmica. O nível de resistência sistêmica vascular é controlado pelo sistema simpático, que por sua vez controla o tônus da musculatura da parede das arteríolas, regulando o diâmetro. 
A série de curvas do volume sistólico com diferentes pós-cargas está mostrada na Figura 6-5, demonstrando a queda do débito cardíaco quando ocorrem aumentos nas pós-cargas (desde que a freqüência cardíaca não se altere). As curvas mostram o comportamento do coração em diferentes estados de contratilidade, iniciando a partir da situação cardíaca normal até o choque cardiogênico.5 Essa condição surge quando o coração se torna tão afetado pela doença que o débito cardíaco mostra-se incapaz de manter a perfusão dos tecidos. Também são mostrados os níveis elevados impostos pela atividade física ou a adição de inotrópicos que requisitam uma elevação correspondente do rendimento cardíaco.
13
14
Veias são vasos que garantem o retorno do sangue dos tecidos periféricos para o coração. Diferenciam-se das artérias por apresentarem paredes mais finas e válvulas. As varizes são veias tortuosas e dilatadas que podem ser vistas em várias partes do corpo.
Veia aorta 
A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do corpo humano responsável por levar oxigênio para todo o organismo. Dela derivam todas as outras artérias, com exceção a pulmonar.
A principal função dela é garantir que o sangue oxigenado bombeado pelo coração seja levado a todas as partes do corpo.
Anatomia do coração 
19
O coração humano apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos. o átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da valva tricúspide. 
O átrio esquerdo, por sua vez, comunica-se com o ventrículo esquerdo através de valva bicúspide ou mitral. 
A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos. 
A pressão arterial sistêmica é submetida a um controle cuidadoso no sentido de manutenção da perfusão tecidual. A pressão arterial média (PAM) leva em consideração o fluxo sanguíneo pulsátil das artérias e constitui-se no melhor valor de medida para o grau da pressão de perfusão de um órgão. 
A PAM é definida por: PAM = Pressão arterial diastólica + pressão de pulso/3 onde a pressão de pulso é a diferença entre as pressões arteriais sistólica e diastólica. A PAM é o produto entre o débito cardíaco (DC) e a resistência vascular sistêmica (RVS). Se o débito cardíaco decresce (p. ex.: quando o retorno venoso diminui na hipovolemia) o valor da PAM também diminuirá, a não ser que surja um aumento compensatório da RVS através da vasoconstrição das arteríolas. Essa resposta é mediada por barorreceptores, sensores especializados da pressão, localizados no seio carotídeo e arco da aorta e conectados ao centro vasomotor. A diminuição da pressão sanguínea ocasiona redução de estímulo nos barorreceptores e conseqüente redução na descarga que esses remetem ao centro vasomotor. Isso causará aumento da descarga simpática, levando à vasoconstrição, aumento do índice cardíaco e da contratilidade, além da secreção de adrenalina. Da mesma maneira, elevações da pressão sanguínea estimulam os barorreceptores ocasionando elevação da descarga parassimpática cardíaca, através dos ramos do nervo vago, desacelerando o coração. Também ocorre redução da estimulação simpática nos vasos periféricos levando à vasodilatação. As respostas dos barorreceptores propiciam o controle imediato da pressão sanguínea; se a hipotensão for prolongada, outros mecanismos entram em operação, como a liberação de angiotensina II e aldosterona, a partir dos rins e glândulas adrenais, permitindo a retenção circulatória de sais e água e mais vasoconstrição.
20
Hormônios circulantes como a adrenalina e angiotensina II são potentes vasoconstritores, mas provavelmente ocasionam pouco efeito agudo no mecanismo de controle cardiovascular. 
Fatores derivados do endotélio desempenham papel importante no controle local do fluxo sanguíneo. Tais substâncias podem tanto ser produzidas como modificadas no endotélio vascular e incluem a prostaciclina e o óxido nítrico, ambos potentes vasodilatadores. 
O acúmulo de metabólitos como CO2, K+, H+, adenosina e lactato ocasionam vasodilatação. 
Essa resposta constitui-se, provavelmente, num importante mecanismo de auto-regulação, processo pelo qual o fluxo sanguíneo, através de um órgão, é controlado localmente permanecendo constante mesmo quando submetido a amplo espectro de pressão de perfusão. A auto-regulação desempenha papel importante principalmente nas circulações cerebral e renal.
21
Válvulas cardíacas
válvulas: a valva mitral e a válvula aórtica no lado esquerdo do coração e a válvula tricúspide e a válvula pulmonar no lado direito do coração. Para que o sangue se mova adequadamente através do seu coração, cada uma dessas válvulas deve abrir e fechar corretamente quando o coração bate.
Diástole e Sístole 
A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.
23
24
Grande circulação 
A grande circulação ou sistêmica, é o trajeto que o sangue percorre do coração para as células do corpo e vice-versa. Nesse percurso, o sangue arterial que chega dos pulmões segue em direção ao átrio ventrículo esquerdo, passando em seguida pela artéria aorta que leva o sangue para os tecidos do corpo.
25
Pequena circulação 
Pequena circulação 
 Pequena circulação é o caminho percorrido pelo sangue do coração aos pulmões e também o sentido contrário. Esse trajeto consiste na saída do sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar, onde se ramifica e segue para os pulmões
CAMADAS DA PAREDE CARDÍACA 
 
Epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão.
Miocárdio está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco.
Endocárdio é o revestimento mais interno e é formado por tecido conjuntivo e endotélio.
sistema linfático
O que é sistema linfático ?
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda a combater infecções e algumas outras doenças.
 
O tecido linfoide é encontrado em diversas partes do corpo, dessa forma os linfomas podem se desenvolver em qualquer lugar. 
O que é linfa?
Linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.

Continue navegando