Buscar

TIC´s amamentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Glória Barroso Andrade
Questionamentos - Amamentação
1. Quais os estímulos necessários para uma amamentação eficaz?
O aleitamento é algo completamento natural e intuitivo, segundo a Organização Mundial de Saúde o único alimento que deve ser fornecido ao bebê até os 6 primeiros meses de vida é o leite materno. (GIUGLIANI, 1994)
Para ser interpretada como uma amamentação eficaz, o bebê deve ter suas necessidades fisiológicas, alimentares e nutritivas atendidas. Para promover uma amamentação eficaz é importante segurar peito e posicioná-lo diretamente da boca do bebê, mas sempre espera-lo abrir a boca para poder direcioná-lo, observar a movimentação do queixo que indica a boa sucção, alternar as mamas, aprender a utilizar o dedo mínimo para romper o vácuo, para que assim o bebê solte o bico de peito sem machucá-lo, a boca do bebe deve sempre abarcar a maior parte da auréola, observar se a sucção está ocorrendo tranquilamente de maneira calma, rítmica e devagar, posicionar o bebe de forma correta com a barriga voltada para a barriga da mãe, além disso deve-se observar se há satisfação alimentar, se o peso está apropriado a idade, identificar os sinais de liberação de ocitocina (como reflexo de ejeção), se a criança deseja mamar e quando há satisfação materna a amamentar.
2. Quais as contraindicações para amamentação?
O aleitamento materno pode exercer efeito protetor ao bebê contra possíveis infecções, diarreia e algumas doenças respiratórias, mas em alguns casos o aleitamento/amamentação pode causar danos a saúde materna ou neonatal, nesses casos é necessário suspender a amamentação até resolução do problema ou novas orientações médicas. Em casos que a mãe faz uso de drogas ilícitas, é portadora do vírus HIV, HTLV ou HTLV2, faz uso de algumas medicações, possui infecção hepática, quando ocorre sangramento mamilar, utiliza quimioterápicos, consumo excessivo de álcool ou quando a criança apresentar galactosemia, malformações fetais, sugere alteração de consciência, cardiopatias ou pneumonia grave, nesses casos a amamentação deve ser suspendida de maneira temporária sobre instruções médicas e se possível com o apoio de um/uma nutricionais neonatal.
Referências:
· GIUGLIANI, Elsa RJ. Amamentação: como e por que promover. J pediatr, v. 70, n. 3, p. 138-51, 1994.
· SILVA, Evilene Pinto da et al. Diagnósticos de enfermagem relacionados à amamentação em unidade de alojamento conjunto. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 2, p. 190-195, 2013.
· Manual normativo para profissionais de saúde de maternidades. IBFAN, 2005. Disponível em: <http://www.ibfan.org.br/documentos/outras/MSmanualHIVeAM2005.pdf>. Acesso em: 16 de Abril de 2021.
Glória Barroso Andrade

Continue navegando