8 técnicas pra estudar menos e aprender mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

8 técnicas pra estudar menos e aprender mais

Não adianta o quanto você tente se organizar, parece que nunca estudou o suficiente? A rotina de um estudante universitário costuma mesmo ser bastante concorrida. Além das aulas, é preciso conciliar trabalho e outros cursos livres — e as 24 horas do nosso dia passam quase em segundos. Por isso, vamos te ajudar a otimizar o seu tempo!

Veja abaixo algumas dicas para estudar menos e aprender mais:

Experimente estudar antes de dormir

Durante as horas de sono, o cérebro trabalha no fortalecimento de memórias do dia. Por isso, muitos que estudam logo antes de dormir conseguem reter melhor as informações. Mas cuidado: não vale estudar de pijama na cama, pois isso pode acabar te tirando o sono!

Divida a informação para estudar menos e aprender mais

Divida a informação para estudar menos e aprender mais

Em vez de tentar decorar todo o conteúdo de uma vez, experimente dividi-lo em grupos e se dedicar a apenas um deles por dia. Se, por exemplo, você está estudando a tabela periódica, foque em uma família ou uma coluna por dia. Com essa repetição espaçada, sua memória fica mais potente e será mais fácil reunir todas as informações no final do ciclo.

Deixe a informação mais divertida

Deixe a informação mais divertida

Faça analogias e metáforas para que o conteúdo fique mais fácil de ser digerido. Decorar fórmulas de física, por exemplo, pode ser mais fácil se você monta uma canção com os elementos da frase. Para reações químicas, por sua vez, você pode transformar os elementos em pessoas, de forma que cada um deles tenha uma personalidade. Já os conteúdos de humanas podem ser aproximados da sua vida se você contar as histórias como se fossem reais. Parecem bobos, mas esses truques fazem com que sua memória afetiva seja acionada, já que você faz relações mais claras entre sua realidade e os objetos de estudo.

Teste-se frequentemente

Teste-se frequentemente

Sempre que possível, resolva exercícios ou simulados para ver o quanto o conteúdo está em sua memória. Aproveite também os aplicativos que oferecem versões online dos testes, que podem ser acessados no caminho para a faculdade, em filas ou no transporte público, por exemplo. Veja aqui alguns aplicativos que prometem treinar o seu cérebro!

Carregue um caderno sempre com você

Quando estudar, anote os tópicos principais em um caderno, que deve estar sempre ao seu lado. Você pode consultá-lo sempre que estiver com dúvidas e incluir aprofundamentos aos poucos. Vale também anotar questões que surgiram durante o dia e que você pode esclarecer mais tarde.

Desenhe

Desenhe

Crie esquemas para relacionar os conteúdos. Nossa memória visual também é bastante importante na hora dos estudos e você deve estimulá-la. Use canetas coloridas para classificar a informação, incluir sequências de fatos ou mostrar pontos e gráficos.

Faça brincadeiras

Faça brincadeiras

Desafie a sua própria memória com jogos! Crie cartas, por exemplo, que em um lado tenham uma palavra-chave e no verso a sua explicação. Só vire para ver a resposta depois de já ter mentalmente relembrado a que ela se referia! Também vale espalhar post-its pela casa com frases ou palavras que tenham a ver com o conteúdo que você precisa decorar, para manter o interesse sempre vivo.

Troque conteúdo com os colegas

Troque conteúdo com os colegas

Provavelmente você não é o único que precisa estudar a matéria. Aproveite para se reunir com os amigos e trocarem as informações que já aprenderam. Dessa forma, você transforma o conteúdo em uma conversa, um jeito também mais familiar para nossa memória.

E aí, preparado para otimizar suas horas de estudo? Você também tem dicas de como estudar menos e aprender mais? Deixe nos comentários!

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta