A revolução dos MOOCs

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Alguns anos atrás, você conseguiria imaginar que um pobre garoto da Índia poderia estar fazendo os melhores cursos de Harvard e – ainda por cima – de graça? Pois é… bem-vindo à revolução dos MOOCs.

O que são MOOCs?
Os MOOCs são cursos online livres – qualquer pessoa pode fazê-los, independente do nível de instrução – não têm seleção, são a distância e, na grande maioria dos casos, gratuitos. Basta se inscrever e cursar.

Universidades como Harvard, MIT e Stanford são pioneiras nesse modelo de ensino.  Agora os MOOCs chegam com força ao Brasil. Já estão em duas das principais instituições do País, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB), e neste semestre devem ser oferecidos por outras seis: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo (PUC-SP) e Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Saiba mais:

O enorme impacto dos MOOCs na educação
Sempre existiu uma grande expectativa em relação ao impacto da internet na educação. O MOOC é a mudança na forma como as pessoas aprendem. Esses cursos transformam a educação de alta qualidade, normalmente destinada a poucos, em um ensino de massa, que costuma ser reconhecido por ter qualidade inferior.  Ou seja, ensino de qualidade com fácil acesso em  qualquer lugar. Parece um sonho, não?

Conheça as melhores plataformas:

A mais tradicional plataforma reúne 62 universidades entre elas Stanford, Princeton, Columbia, Yale, Michigan e Pensilvânia. Tem o projeto Coursera Brasil, em parceria com a Fundação Lemann, que traduz o conteúdo das aulas para a língua portuguesa com a ajuda de voluntários.

Idiomas: inglês, espanhol, francês, chinês, árabe, alemão, italiano e, futuramente, português.
Tem certificado, mas cobra.
Acesso grátis às aulas.
Informações: http://www.coursera.org

Criada pelas universidades americanas Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), o edX hoje conta com outras 26 em todo o mundo. Oferece Moocs nas áreas de Direito, História e Ciências da Computação, entre outras.

Idioma: inglês
Tem certificado, mas cobra.
Acesso grátis às aulas.
Informações: http://www.edx.org

Oferece cursos online gratuitos na área de Tecnologia e Ciências. Diferentemente das anteriores, não define data para a inscrição em cada módulo – o aluno escolhe quando quer iniciar e concluir o curso.

Idioma: inglês
Oferece certificado de graça.
Acesso grátis ao conteúdo
Informações: http://www.udacity.com

Criada pela Universidade de Stanford, a plataforma oferece cursos gratuitos desenvolvidos de forma colaborativa (um aluno corrige a tarefa do outro, por exemplo). O site também oferece algumas disciplinas exclusivas para os cursos de Stanford, nas quais os professores unem atividades presenciais e online.

Idioma: inglês
Acesso grátis ao conteúdo.
Oferece certificado de graça.
Informações: http://www.novoed.com

Você já fez ou pretende fazer algum MOOC? O que você achou?

Passei Direto

Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil.

Comentários

Deixe uma resposta