Estágio, intercâmbio, provas: 6 dicas para lidar com a ansiedade

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Estágio, intercâmbio, provas: 6 dicas para lidar com a ansiedade

Estudar para provas finais, esperar pelo dia do embarque para aquele tão aguardado intercâmbio no exterior ou mesmo se preparar para seleção do estágio em sua área: motivos para aumentar a ansiedade não faltam. Portanto, não precisa achar que algo de estranho está acontecendo, pois é uma reação normal. O problema é que o excesso desse mal-estar provavelmente irá prejudicar seu desempenho e o aproveitamento dessas experiências.

Então, como diminuir a ansiedade? Atualmente, existem vários recursos que contribuem para que qualquer pessoa consiga ficar mais tranquila e focada diante de situações de estresse e pressão. Abaixo listamos algumas dicas que, com certeza, irão te ajudar. Descubra-as a seguir!

Medite com regularidade

Muitos jovens tendem a achar que meditação é algo chato e entediante por acreditarem que é preciso ficar sentado e em silêncio durante muitos minutos. Porém, a prática tem outras modalidades que proporcionam os mesmos benefícios — é possível, inclusive, meditar durante uma caminhada. Independentemente do modo que escolha praticá-la, a meditação vai proporcionar relaxamento e ampliação da capacidade de concentração. Uma boa maneira para começar a meditar é contando as respirações quando feitas apenas pelo nariz.

Determine um período para se preocupar

Pode parecer estranho, mas determinar um momento do dia para se concentrar em todas as causas de sua ansiedade pode ajudar. Na maioria dos casos, quando uma pessoa está muito ansiosa, grandes preocupações ficam na mente dela durante todo o dia. Porém, ao determinar um período para concentrar-se apenas nessas preocupações, você verá que o restante do dia tende a ser mais proveitoso. Uma dica:escolha um horário pela manhã!

Procrastine a ansiedade, não suas tarefas

Se no meio do dia bater aquele tormento por causa dos papéis que você tem que entregar para poder viajar, mas você sabe que naquele momento não poderá fazer nada sobre isso, o ideal é adiar essa preocupação para mais tarde. Faça isso com qualquer inquietação que invadir sua mente por causa de um dever que você não pode resolver naquela hora, mas anote o que precisa fazer para não esquecer.

Por outro lado, acumular tarefas não ajuda em nada. Um exemplo clássico é deixar para estudar na véspera da prova. Quantos alunos fazem isso e arrastam uma silenciosa preocupação durante dias? Porém, essa é uma coisa fácil de evitar: estude antes e com calma para ter notas melhores e reduzir o nível de ansiedade.

Pratique exercício físicos

Um dos melhores meios de reduzir a ansiedade é praticando exercício físicos com regularidade. A prática física libera substâncias no organismo que contribui para o relaxamento e estimula o cérebro a criar células para o hipocampo, região ligada às emoções. Dessa forma, fica mais fácil lidar com a angústia.

Durma bem

Outra consequência da prática de exercícios físicos — também importante para o equilíbrio da mente — é uma boa noite de sono. Quem dorme bem e o suficiente consegue manter o bom humor, aproveitando melhor o dia. Para dormir bem, nada melhor que se exercitar com regularidade.

Visualize o resultado positivo

“Vai dar tudo certo”. Esse talvez seja o conselho que alguém, quando preocupado com algo, mais ouve de amigos e familiares. Geralmente a frase não resolve o problema, mas a intenção é sempre boa e aponta para uma sugestão que realmente pode te ajudar a superar a ansiedade: imaginar como será a cena quando tudo se resolver. A ideia aqui é cessar qualquer perturbação com a visualização, com o máximo de detalhes que conseguir, do momento quando sua fonte de ansiedade terá sido eliminada. Gaste o tempo necessário para montar o cenário e desfrutar da sensação de dever cumprido para, dessa forma, acalmar sua mente!

Agora, queremos saber o que você faz para controlar sua ansiedade! Conte para a gente deixando um comentário e boa sorte ao praticar essas sugestões!

Comentários

Deixe uma resposta