Vida universitária: 7 dicas para economizar sendo estudante

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Vida universitária: 7 dicas para economizar sendo estudante

Se você está na faculdade sabe que nessa fase da vida seus gastos só aumentam e ainda não dá para contar com um salário de verdade. Uma graninha do estágio, uma ajudinha dos pais, quem sabe até uma bolsa de pesquisa na faculdade, mas mesmo assim é difícil fechar o orçamento no final do mês. Você até tenta economizar uma passagem de ônibus aqui, um jantar ali, mas não parece que vai sobrar o suficiente para aquela viagem MARA que você quer fazer com os amigos pra Machu Pichu.

Mas não se desespere ainda, porque o PD trouxe 7 dicas para você economizar dinheiro sendo estudante! (E claro que sem perder a diversão da vida universitária, porque afinal ninguém é de ferro!)

Cozinhe mais

Os gastos com comida podem te surpreender no final do mês se você passa a maior parte do dia na faculdade. Para escapar disso, tente levar todos os lanches de casa, carregando frutas, barras de cereais e sanduíches na mochila. Para o jantar, tente cozinhar ao invés de pedir comida ou passar no restaurante após a aula. Há muitas receitas on-line simples e saborosas que você pode experimentar e quem sabe até descobrir o Master Chef dentro de você! “Miojo gourmetizado com molho de requeijão de ervas finas, acompanhado por empanados de frango e molho condimentado à base de tomate” #sqn

Beba antes de sair de casa

Dica chata mas válida já que todo mundo sabe que o preço das bebidas alcoólicas nos supermercados é bem (bem) menor do que nos bares. Bebendo antes, você não precisa se privar da noite com os amigos, mas garante que o seu orçamento será mantido e que sua carteira não voltará vazia.

Se divirta sem gastar dinheiro

Mas isso é possível, PD? É, sim! Que tal ao invés de ir a um restaurante ou pedir comida, combinar de cozinhar junto com os amigos? O mesmo vale para o cinema: opte por um filme disponível em DVD ou no Netflix e faça a pipoca você mesmo em casa. Mas não queremos te deixar preso entre quatro paredes também, rola fazer um piquenique no parque, dar uma corrida na praça ou visitar um museu.

Evite tirar xerox

Xerox é uma grande parte da vida universitária, mas de centavo em centavo ele tira todo o dinheiro da sua carteira. Pode parecer exagero, mas preste atenção para você ver se não é verdade! Sempre falta livro na biblioteca ou o professor insiste em passar um material extra e você tem que deixar o dono do xeróx um pouco mais rico. Óbvio que o material costuma ser bom, mas é bom refletir um pouco antes de tirar o xerox. Você realmente precisa daquele material? Não dá pra achar online? Não tem mesmo um livro, mesmo que de consulta, na bilbioteca?

Faça o desafio das 52 semanas

Que tal guardar um pouquinho toda semana e no final do ano ter R$1378 para fazer o que você quiser? (Peru, estou a caminho!!!!) Isso é possível com o desafio das 52 semanas! Começando com apenas 1 real, a cada semana você vai guardando um valor maior na conta, sem nem sentir que está economizando. Para mais detalhes, veja esta nossa outra postagem: desafio das 52 semanas.

Compre livros usados — ou nem compre

A maioria dos livros que você vai precisar tem na biblioteca mas se você realmente acha que precisa comprar, dê uma conferida antes nos grupos do facebook ou na livraria do campus por algum exemplar usado. Mas vamos ser honestos, tem matéria que você compra o livro novinho e bonitinho e nem pega nele durante todo o semestre. Então antes de qualquer compra, pergunta pra um veterano aí como é a matéria e se precisa mesmo do livro.

Planeje seu orçamento

Aaargh, dá preguiça só de pensar em anotar todas os gastos, mas é muito muito importante. Só assim você saberá onde o seu dinheiro está indo, no quê você está gastando demais e como conseguir juntar a quantia que deseja para a viagem (Lhamas <3).

Gostou das nossas dicas de como economizar na vida universitária? Preparado para economizar dinheiro? Conte pra gente nos comentários quais estratégias você já usa para controlar a grana!

Comentários

Deixe uma resposta