Logo Passei Direto
Material
Study with thousands of resources!

Text Material Preview

TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL
 SOCIOEDUCATIVO 
	O socioeducativo é regido pela legislação do ECA e do SINASE, e possui adolescentes entre 12 e 18 anos; Ele possui medidas protetivas para adolescentes que em muitas vezes têm os direitos violados. 
	Tipos de Medidas Socioeducativas (de acordo com o art. 112 do ECA) 
	Advertência – na audiência mesmo 
	Obrigação de reparar o dano (Ex: adolescente pichou o muro e precisa ir la e reparar o muro, mas é pouco utilizado esse tipo de medida).
	Prestação de serviço a comunidade- PSC e Liberdade assistida – LA (São medidas de cumprimento meio aberto, direcionada e executada pelo CREIAS).
	Semiliberdade (Medida restritiva de liberdade, em que o adolescente fica restrito, mas não fica privado, normalmente fica em uma casa alugada e adaptada com uma equipe, frequenta escola da cidade, final de semana pode ir pra casa)
	Internação (Prazo indeterminado – até 3 anos) – A internação é a medida mais grave das medidas. 
	Objetiva responsabilizar e “res”socializar.
	A medida socioeducativa tem caráter Dúbio, então ela tem o caráter punitivo, mas também pedagógico de execução. A restrição da liberdade não anula a garantia dos diretos. 
 A TO NO SOCIOEDUCATIVO 
	No atendimento, temos uma equipe multidisciplinar que trabalha vários eixos da medida. A TO faz algumas coisas que são comuns a toda a equipe, como as reuniões de estudo de caso, relatórios trimestrais dos casos; e tem ações específicas como colher o histórico ocupacional do paciente e a partir do que é construído junto com a equipe, a TO vai nos atendimentos tentando auxiliar na construção de um novo projeto de vida, que é bem individual. Atendimento em grupos também são comuns. Além disso, a TO gera várias parcerias com foco na espiritualidade, saúde, esporte, cultura, profissionalização, etc… e também oficinas, de diversos tipos, e o TO tem que executar pelo menos uma oficina com os jovens e acompanhar as outras, dando suporte para os oficineiros.
	Uma ação boa da terapia ocupacional no socioeducativo é aumentar o repertório de possibilidades para a vida das pessoas, saindo da vivência e território da pessoa e ampliando as possibilidades. Além disso, as datas comemorativas são trabalhadas com caráter pedagógico e de lazer para eles; e atividades externas de profissionalização, esporte, cultura e lazer são trabalhadas com eles também.
	A TO precisa prestar contas para o estado, encaminhando tudo que está sendo feito com os jovens, e estratégias.
	
 Observações 
	Para as pessoas no socioeducativo com escolaridade baixa, intervir para algo voltado a planejamento de curso superior é inviável, pois não se enquadra na realidade da pessoa, quando poderíamos estar intervindo na realidade do sujeito ou em sua ampliação.
	Muitas vezes, o Juiz só dá liberação quando se tiver algo voltado pra profissionalização, seja curso, preparação, etc… 
	As questões com as meninas são mais delicadas, porque na primeira medida geralmente já vão para as internações, e é muito mais comum do contexto ser mais complexo e complicado de trabalhar que dos meninos. Entretanto, os casos com meninas são proporcionalmente bem menos que os meninos. 
	Nos socioeducativos, a solução de conflitos precisam ser prioritariamente por justiça restaurativa.. E é algo interessante porque trás o olhar da vitima e do agressor, entretanto nem sempre é aceito, é algo novo.