Buscar

Irrigação

Uma área de 360 x 360 m deve ser irrigada por um sistema de aspersão com laterais portáteis, cujo material é de alumínio. O aspersor selecionado possui bocais de 4,4 x 2,5 mm de diâmetro e vazão qs = 1,44 m3 h-1 à PS = 250 kPa. Estes aspersores estão localizados a 6 m do início da lateral. A haste de subida do aspersor tem diâmetro de ¾” e altura de 0,8 m.

Considerando-se que a linha secundária passa pelo centro da área, qual o diâmetro para a linha lateral?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o diâmetro da linha lateral, é necessário considerar a perda de carga ao longo da tubulação. A fórmula utilizada para calcular a perda de carga é a de Darcy-Weisbach: ΔP = f * (L / D) * (V² / 2g) Onde: ΔP é a perda de carga (Pa) f é o fator de atrito L é o comprimento da tubulação (m) D é o diâmetro da tubulação (m) V é a velocidade do fluido (m/s) g é a aceleração da gravidade (9,81 m/s²) Para determinar o diâmetro da linha lateral, é necessário igualar a perda de carga na linha principal à perda de carga na linha lateral. Assumindo que a perda de carga na linha principal é desprezível, podemos considerar apenas a perda de carga na linha lateral. A fórmula para a perda de carga na linha lateral é: ΔP = f * (L / D) * (V² / 2g) Onde: ΔP é a perda de carga na linha lateral (Pa) f é o fator de atrito L é o comprimento da linha lateral (m) D é o diâmetro da linha lateral (m) V é a velocidade do fluido na linha lateral (m/s) g é a aceleração da gravidade (9,81 m/s²) Para determinar o diâmetro da linha lateral, é necessário conhecer a velocidade do fluido na linha lateral. Infelizmente, essa informação não foi fornecida na descrição da pergunta. Portanto, não é possível calcular o diâmetro da linha lateral com os dados fornecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais