Buscar

Direito tributário

Os princípios constitucionais tributários podem ser revogados via emenda  constitucional? Se o princípio da estrita legalidade (CF, art. 150, I), fosse  expressamente revogado via emenda, quais seriam as consequências para o  contribuinte? E no caso específico da anterioridade nonagesimal (CF, art. 150, III, c)? 


Respostas

User badge image

David Felice

Somente podem ser revogados por emenda constitucional caso não sejam considerados cláusulas pétreas. A doutrina majoritária entende que, apesar de não constarem no art. 5º da CF, tais princípios seriam direitos e garantias individuais do contribuinte, vedada sua revogação por força do art. 60, º§4º, IV, da CF.

Caso assim não se entenda, seria possível que emenda constitucional revogasse tais princípios, deixando tais princípios de incidir no ordenamento jurídico após a sua entrada em vigor, não sendo exigíveis, como no caso, anterioridade para o estabelecimento de tributos. Nada obstante, este é um entendimento isolado e, na minha visão, incorreto.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina