Buscar

Descreva os tipos de lipídeos. Quais categorias podem ser agrupadas como fosfolipídeos? e quais como glicolipídeos?

Tipos de lipídeos pedidos na questão ácidos graxos, triacilgliceróis, glicerofosfolipídeos, esfingolipídeos e esteróides.

💡 4 Respostas

User badge image

Aline Vigne

Os lipídios podem ser classificados em duas categorias: de armazenamento e de membrana. Lipídios de armazenamento: Tiacilgliceróis - são ésteres formados por uma molécula de glicerol que é um álcool, ligado a três moléculas de ácidos graxos. Ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa, com mais de 12C, e podem ser saturados ou insaturados. São três os tipos de lipídios de membrana: glicerofosfolipídios, esfingolipídios e esteroides. Glicerofosfolipídeos ou fosfoglicerídeos são moléculas que contêm glicerol, ácidos graxos, fosfato e um álcool (exemplo, colina). São os principais componentes lipídicos das membranas celulares. Os esfingolipídios são uma classe de lipídios de membrana formado por uma molécula de aminoálcool, esfingosina (de cadeia longa) ou um de seus derivados, um ácido graxo de cadeia longa e a cabeça polar unido por uma ligação glicosídica ou ligação fosfodiéster. Os esteroides são lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta.

2
Dislike0
User badge image

Sabrina B

Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos.

Os fosfolipídios são uma classe de lipídeos que são um dos principais componentes da membrana plasmática da célula. 

1
Dislike0
User badge image

victor augusto

Os lipídios podem ser classificados em duas categorias: de armazenamento e de membrana. Lipídios de armazenamento: Tiacilgliceróis - são ésteres formados por uma molécula de glicerol que é um álcool, ligado a três moléculas de ácidos graxos. Ácidos graxos s

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais