Buscar

literatura

A literatura infantil nasce a partir de transformações sociais e de um novo olhar destinado a um "ator" outrora considerando coadjuvante, mas que assume o papel principal na nova estrutura social: a criança.

A respeito da origem da literatura infantil, é correto afirmar que:


💡 2 Respostas

User badge image

Patricia Sol

Sim
0
Dislike0
User badge image

Marineide Santos

a)
Ela não tem relação com as mudanças estruturais que ocorreram na sociedade dos séculos XVII e XVIII, momento em que se instalou o modelo burguês de família unicelular, provocando uma alteração na forma de se visualizar a infância.

b)
Os textos literários destinados às crianças traziam uma espécie de modelo a ser seguido, transparecendo valores do mundo burguês e ideologias apresentadas de modo a promover certos padrões comportamentais em seus receptores.

c)
O tipo de vínculo que reunia a ideologia e as intenções da classe burguesa com o texto dirigido ao público infantil não limitou a expansão do gênero, nem comprometeu o seu reconhecimento como forma de expressão artística.

d)
Ao longo dos séculos, o posicionamento didático das obras infantis se solidificou, e todas as produções se comprometeram com esse modo de encarar o texto.

e)
A obra de Júlio Verne, explorando o fantástico, a aventura, envolvendo espaços não comuns e tendo como protagonistas jovens de espírito corajoso, é um exemplo de textos que se detiveram no didatismo imposto na época.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais