Buscar

Qual o principal autor da fenomenologia?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante ajudando estudante

A fenomenologia surgiu no início do século, na Alemanha, por Edmundo Husserl, que recebeu influências do pensamento de Platão, Descartes e Brentano. Entre os pensadores que sofreram a influência do pensamento husserliano, podem-se destacar: Martin Heidegger, Alfred Schutz, Jean Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty.

1
Dislike0
User badge image

Francielle Martins

Eu acredito que não tenha uma resposta certa para isso, vai depender muito do que você está estudando, mas em suma:

Neologismo tardio, de origem filosófica – Phänomenologie [fenomenologia], e empregado primeiro por Lambert, em 1764. A palavra pode ser desmembrada em duas partes: Fenômeno, isto é, aquilo que aparece para a consciência. O sufixo -logia, que caracteriza uma ciência ou uma investigação. Nesse caso, trata-se do estudo e da compreensão dos fenômenos.
É possível encontrar ideias que acabariam se tornando parte da fenomenologia em pensadores que, de certa forma, precederam seu surgimento. Há, portanto, noções fenomenológicas nos trabalhos de Henri Bergson (1859-1941), Franz Brentano (1838-1917), Wilhelm Dilthey (1833-1911) e William James (1842-1910). Porém, o primeiro filósofo a tratar do assunto sob esse título foi Edmund Husserl (1859-1938), durante a década de 1890, na Alemanha.
Da mesma forma, quando Descartes, Hume ou Kant tentaram identificar os estados de percepção, ou nossa capacidade de pensar ou de imaginar, eles também estavam praticando fenomenologia. Portanto, podemos afirmar que a fenomenologia surgiu como escola com Husserl, mas também que ela já existia como prática há muito tempo.


O contexto é esse. Espero ter ajudado
1
Dislike0
User badge image

Marineide Santos

Edmund Gustav Albrecht Husserl foi um filósofo e matemático alemão fundador da escola da fenomenologia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais