Buscar

Colênquima e esclerênquima são tecidos de sustentação, dessa forma enumere as principais diferenças entre eles.

💡 6 Respostas

User badge image

Raul Moiochena Nhoane

O colênquima apresenta células vivas em comparação ao esclerênquima, não apresenta células vivas o lhe dá maior resistência.
0
Dislike0
User badge image

Joice Vitti

Visualmente falando, a diferença entre estes dois tecidos está no fato do colênquima geralmente apresentar suas células mais alongadas e com paredes mais espessas que as células do parênquima.

Biologicamente, a principal diferença é que o Colênquima possui células vivas e é típico de células jovens. O parênquima, possui células mortas espessadas com lignina e celulose.

Colênquima: O colênquima é um tecido de sustentação típico de órgãos jovens e em crescimento. Possui células vivas com paredes celulares com espessamento e reforço de celulose, principalmente nos “cantos” das células, onde elas se encontram. Podemos encontrar o colênquima abaixo da epiderme do pecíolo das folhas e das suas nervuras, oferecendo suporte, porém, mantendo a maleabilidade da estrutura.

Esclerênquima: O esclerênquima é um tecido de sustentação constituído por células mortas espessadas com lignina, além da celulose. A presença de lignina sobre a parede celular confere a este tecido uma rigidez que proporciona resistência e sustentação à planta. Há dois tipos de esclerênquima: as fibras, formadas por células alongadas e afiladas que podem acompanhar os tecidos de condução (o linho, por exemplo, é feito deste tecido vegetal), e as esclereides (ou células pétreas, com formas variadas e ramificadas) encontradas nas cascas de diversas sementes.

0
Dislike0
User badge image

Douglas

1) O colênquima é um tecido flexível e o esclerênquima é um tecido mais rígido que o colênquima,

2) O Colênquima está localizado mais externamente no corpo do vegetal e encontrado em estruturas jovens como pecíolo de folhas, extremidade do caule, raízes, frutos e flores, enquanto o esclerênquima é encontrado em diferentes locais do corpo de uma planta.

3) O Colênquima é composto por células vivas, vacuoladas, metabolicamente ativas, enquanto o esclerênquima, em sua maturidade, pode ter suas células mortas e suas paredes celulares densamente lignificadas desempenham sua função estrutural.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais