A maior rede de estudos do Brasil

Protocolos de segurança de redes sem fio, alguém já fez essa? alguma dica?

A segurança em redes sem fio é importante para a proteção dos dispositivos móveis nos diversos ambientes, em rede local ou rede sem fio. A cada dia, torna-se mais relevante entender melhor os tipos de segurança e protocolos sem fio para que o profissional de rede possa enfrentar as dificuldades de acesso à rede, por exemplo, o uso do protocolo ou criptografia ideal para a transmissão de rede e para gerar mobilidade em redes sem fio corporativa ou doméstica.

Segue algumas características de protocolos que utilizam a criptografia sem fio:

·      WEP - Wired Encryption Privacy: apresenta a criptografia com 64 ou 128 bits, sendo que a diferença entre os dois modelos é a quantidade de caracteres utilizados na senha. Esse modelo foi descontinuado em 2004 pelos muitos problemas de falhas de segurança nos dispositivos móveis.

·      WPA - Wi-fi Protected Access: representa o uso da criptografia com os modelos tkip, psk e eap. Esse protocolo substitui o protocolo WEP que possuia muitas falhas de segurança.

·      WPA2 - Wi-fi Protected Access version two: representa o uso da criptografia com o modelo AES que corrigiu algumas falhas de segurança e vulnerabilidades do protocolo WPA. Este protocolo é bem utilizado atualmente pelos fabricantes de roteadores e equipamentos sem fio.

·      WPA3 - Wi-fi Protected Access version tree: representa o uso da criptografia com o modelo Simultaneous Authentication of equals (SAE), sendo que nesse novo protocolo terá a função do Wi-Fi Easy Connect projetado para facilitar a conexão de dispositivos sem tela e com a tecnologia Internet of Things (IoT) ou internet das coisas, conectada à rede sem fio.

Nesse contexto, analise os protocolos de segurança, discorra sobre os seus benefícios, vantagens e desvantagens e as suas características para implementação do equipamento ideal na aplicação em projetos de redes sem fio.


Redes sem Fio

FADERGS


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?