Buscar

MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO

PERGUNTA 1

  1. Clayton Alderfer trabalhou com base na hierarquia de necessidades de Maslow para alinhá-la melhor com a pesquisa empírica (ROBBINS, 2002, p. 157). Propôs, então, uma nova hierarquia de necessidades, a qual foi chamada de teoria ERG e diz que há três grupos de necessidades essenciais: o grupo das necessidades de existência, o grupo das necessidades de relacionamento e o grupo das necessidades de crescimento. ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional . 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002, p. 157. A respeito da teoria ERG de Clayton Alderfer, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s):

I. ( ) Grupo da existência refere-se a nossos requisitos materiais, correspondendo às necessidades fisiológicas e de segurança, descritas por Maslow.

II. ( ) O grupo das necessidades de relacionamento refere-se a nosso desejo de manter importantes relações interpessoais correspondendo às necessidades sociais e de estima, descritas por Maslow.

III. ( ) O grupo de necessidades de crescimento trata de nosso desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal e estaria relacionado aos componentes intrínsecos da categoria estima da teoria de Maslow, bem como as necessidades de autorrealização.

IV. ( ) O grupo de necessidades da existência na teoria ERG corresponde a nossas necessidades de autorrealização, segundo a teoria de Maslow, bem como às necessidades de estima.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. F, V, F, V.
  2. V, F, V, F.
  3. F, V, V, V.
  4. V, F, F, F.
  5. V, V, V, F.


💡 4 Respostas

User badge image

Sonia de Paula

5-VVVF
2
Dislike0
User badge image

Francisco Alangeorge

5. V,V,V,F

1
Dislike0
User badge image

Déborah Porto

5. V,V,V,F
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais