Buscar

Medida de eficiência

A discussão sobre as razões morais objetivas está presente no debate atual sobre ética e comportamento humano. Esta noção, em que se prevê a existência de valores universalmente válidos, contrasta com a ideia de que todos os valores dependem da construção subjetiva dos indivíduos em sociedade, passíveis de transformação e diferentes, já que refletem um contexto específico. As razões morais objetivas remetem às normas prescritas ou tácitas que constituem os costumes adotados por determinada sociedade, que determinam em valores como “certo” e “errado”, “justo” e “injusto”, as leis historicamente legitimadas pelas culturas, a partir de práticas consolidadas no decorrer do tempo. (CRISÓSTOMO, A.L. Ética. Porto Alegre: Sagah, 2018).

Ao longo do processo histórico, elementos valorativos da cultura são abandonados ou assimilados, de acordo com os eventos que fizeram parte do processo. Tal movimento intensifica a complexidade da discussão ética e produz constantemente novos desafios a serem enfrentados no campo da convivência humana.

Sobre o tema, marque a alternativa correta. Atualmente, o conceito de moral objetiva está vinculado a diversos autores, que, como Craig (2011):

Opções de pergunta 4:


articulam a discussão sobre moralidade, ao debate a respeito da existência de Deus.


entendem que os valores “certo” e “errado” seriam definidos para além das vontades particulares.


acreditam que as leis naturais existem, independentemente do conhecimento humano.


criam dilemas e questões que desafiam, atualmente, a refletir sobre as ações e os valores humanos.


afirmam que Deus existe e isso é a base que sustenta leis universalmente válidas.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais