Buscar

Quais os pares de nervos cranianos existentes e suas respectivas funções? #curte a pergunta

💡 4 Respostas

User badge image

Paola Bernardi da Silva

I – Nervo olfatório

O primeiro par craniano possui uma função essencial, que é a olfação, sendo assim classificado como nervo aferente somático especial. Ele é um dos que não se originam no tronco encefálico, pois sua origem se dá na região olfatória das fossas nasais.

II – Nervo óptico

O segundo par craniano é o nervo óptico, um nervo aferente somático especial, responsável pelo sentido da visão. Assim como o anterior, não se origina no tronco encefálico.

Sua origem se dá na retina, nos fotorreceptores, e as fibras formadas seguem em direção ao disco óptico.

III – Nervo oculomotor

O terceiro par craniano é classificado como nervo eferente motor devido à sua principal função, que é a movimentação do bulbo do olho (clique aqui se quiser saber mais sobre a anatomia do olho) e classificado também como eferente visceral geral, por inervar o esfíncter da pupila e o músculo ciliar.

Sua função é desempenhada juntamente a dois outros nervos, os IV e VI pares.

IV – Nervo troclear

O quarto par craniano, o nervo troclear, participa também da movimentação do bulbo do olho, atuando sobre o músculo oblíquo superior.

V – Nervo trigêmeo

O quinto par craniano, o nervo trigêmeo, é um nervo misto, ou seja, possui tanto função sensitiva quanto motora.

Possui importantes funções, como a sensibilidade geral da face, de parte da língua e até mesmo da meninge dura-mater e, além disso, possui sua função motora, sendo importantíssimo para a inervação de músculos responsáveis pela mastigação.

O trigêmeo possui algumas divisões: em nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular.

VI – Nervo abducente

O sexto par craniano, o nervo abducente, também participa da movimentação do bulbo do olho, juntamente ao III e IV pares, inervando o músculo reto lateral.

VII – Nervo facial

O sétimo par craniano, o nervo facial, é um nervo misto, que possui funções sensitivas, sensoriais e motoras. Além do nervo facial propriamente dito, que é o responsável pelas funções motoras, há também o nervo intermédio, que realiza as funções sensoriais.

A sua função sensitiva se dá pela inervação das glândulas salivares. Já a sua função sensorial corresponde a inervação dos 2/3 anteriores da língua, conferindo a gustação. E, por fim, a função motora, realizada pela inervação dos músculos da mímica facial.

VIII – Nervo vestibulococlear

O oitavo par craniano, o nervo vestibulococlear, é um nervo sensitivo, em que a porção vestibular é a responsável pelo equilíbrio, enquanto a porção coclear está relacionada à audição.

IX – Nervo glossofaríngeo

O nono par craniano, o nervo glossofaríngeo, é um nervo misto, pois promove a inervação sensitiva especial e geral do 1/3 posterior da língua. Também inerva a faringe e suas estruturas.

X – Nervo vago

O décimo par craniano, o conhecido nervo vago, é um nervo misto importantíssimo. Realiza a inervação das vísceras, garante a inervação parassimpática aos órgãos, além de inervar partes da laringe e da faringe.

XI – Nervo acessório

O décimo primeiro par craniano, o nervo acessório, também é um nervo misto. Sua principal função é motora, sendo responsável pela inervação de alguns músculos próximos ao ombro, por exemplo.

Mas, além dessa função motora, possui ação sensitiva especial por auxiliar o nervo vago na inervação de algumas vísceras.


XII – Nervo hipoglosso

O décimo segundo e último par craniano, o nervo hipoglosso, é um nervo motor, cuja função se relaciona principalmente à movimentação da língua.

1
Dislike0
User badge image

Paola Bernardi da Silva

fonte: https://blog.jaleko.com.br/pares-de-nervos-cranianos-o-que-voce-precisa-saber/

0
Dislike0
User badge image

Marlon Lyra

Existem 12 pares em resumo e tem como função sensitiva e motora confere a estrutura de cada par
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais