Buscar

O trecho apresentado acima está relacionado ao conceito de sofrimento ético-político, discutido pela autora Bader Sawaia

.“(...) o sofrimento ético-político abrange as múltiplas afecções do corpo e da alma que mutilam a vida de diferentes formas. Qualifica-se pela maneira como sou tratada e trato o outro na intersubjetividade, face a face ou anônima, cuja dinâmica, conteúdo e qualidade são determinados pela organização social. Portanto, o sofrimento ético-político retrata a vivência cotidiana das questões sociais dominantes em cada época histórica, especialmente a dor que surge da situação social de ser tratado como inferior, subalterno, sem valor, apêndice inútil da sociedade. Ele revela a tonalidade ética da vivência cotidiana da desigualdade social, da negação imposta socialmente às possibilidades da maioria apropriar-se da produção material, cultural e social de sua época, de se movimentar no espaço público e de expressar desejo e afeto”. 

SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.) As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social, São Paulo: Ed. Vozes, 2001, p. 97-118.

O trecho apresentado acima está relacionado ao conceito de sofrimento ético-político, discutido pela autora Bader Sawaia e apreendido também nas aulas de Psicologia Social. 

Baseado no conceito apresentado e nas informações expostas na matéria “OMS alerta: Suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos”, desenvolva um texto analítico-dissertativo (15 linhas) explanando sobre os fatores de risco relacionados ao suicídio e sua possível relação com o sofrimento ético-político.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais