Buscar

Dissertativa Psicologia e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dissertativa Psicologia e Políticas Públicas
A partir da descrição de territorialidade, descreva qual é a importância do território para os Serviços Residenciais Terapêuticos.
A importância do território para os Serviços Residenciais Terapêuticos compreende no fato de que esses serviços são realizados em locais físicos de casas e moradias, onde o tratamento é destinado àqueles que apresentam algum transtorno mental e passaram longos anos em internações psiquiátricas.       Sendo assim, podemos observar, que territorialidade torna-se um fator essencial para a potencialização dos resultados, ou seja: prever a reabilitação psicossocial, a adoção de uma política de inclusão do paciente na vida social, a saber: resgate da autonomia, inserção social, aumento do poder de contratualidade e retomada de direitos.
Sem o entendimento sobre a territorialidade o assistente social ou médico que faz parte dos serviços residenciais terapêuticos não poderão entender de forma ampla os quadros que a sociedade vive, como as baixas condições econômicas, o que influencia na saúde pública.
Vale ressaltar que é a partir do entendimento da sociedade, bem como suas desigualdades e o espaço ao nosso redor, que podemos verificar como o profissional precisará atuar, pois ele precisará levar em consideração as condições econômicas, culturais e até mesmo sociais do indivíduo, grupo ou família a qual ele auxiliará.
Maciane Goulart Camêlo Sampaio
Psicologia noturno

Outros materiais