Buscar

Analise a seguinte situação:


Um estudante inquieto eventualmente começa a se questionar sobre o que é a justiça. Ele então vai atrás de informações a respeito e encontra uma série de definições. Não satisfeito, ele resolve verificar na prática como a justiça é feita: visita tribunais, conversa com pessoas, observa fatos e depois os analisa, confrontando com as teorizações que ele tinha estudado antes. A partir disso, o estudante esboça algumas conclusões. Não satisfeito, o estudante resolve fazer um experimento aplicando testes comportamentais propostos pelo psicólogo evolutivo Joshua Greene. Ele organiza seu experimento, fazendo questionamentos a um grupo controlado de pessoas, com perguntas do tipo: “Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?” Ao final, o estudante elabora novas conclusões em resposta à sua pergunta inicial, porém reconhece que ainda não tem uma resposta definitiva.

Agora, com base nos conteúdos propostos e no conhecimento que você construiu sobre os tipos do conhecimento e com base no texto acima, considere V para as afirmações verdadeiras e F, para as falsas:


(  ) A abordagem não pode ser considerada científica, pois não procede sistematicamente e nem apresenta algum fundamento teórico-racional.

( ) A abordagem não pode ser considerada estritamente filosófica, porque há experimentação e confronto com os fatos, o que é típico da ciência, mas não necessariamente da filosofia.

(  ) A abordagem não pode ser considerada religiosa, porque se baseia em teorizações supostamente científicas, e não em doutrinas sagradas, dogmáticas, além de haver experimentação e confronto com os fatos em sua abordagem.

(  ) A abordagem pode ser considerada do senso comum, pois não tem bases teológicas que a sustente.

(  ) A abordagem pode ser considerada artística, porque o tipo de juízo que ela faz é estético e intuitivo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando a situação descrita, podemos atribuir as seguintes respostas: - (V) A abordagem não pode ser considerada científica, pois não procede sistematicamente e nem apresenta algum fundamento teórico-racional. - (F) A abordagem não pode ser considerada estritamente filosófica, porque há experimentação e confronto com os fatos, o que é típico da ciência, mas não necessariamente da filosofia. - (V) A abordagem não pode ser considerada religiosa, porque se baseia em teorizações supostamente científicas, e não em doutrinas sagradas, dogmáticas, além de haver experimentação e confronto com os fatos em sua abordagem. - (V) A abordagem pode ser considerada do senso comum, pois não tem bases teológicas que a sustente. - (F) A abordagem pode ser considerada artística, porque o tipo de juízo que ela faz é estético e intuitivo. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais