A maior rede de estudos do Brasil

Oque originou a guerra do Paraguai?


3 resposta(s)

User badge image

Estudante PD

Há mais de um mês

Uma desesperada tentativa do Paraguai em garantir acesso ao mar via fluvial, passando por águas do Brasil e principalmente pelo rio da prata na Argentina, Solano Lopez era um exímio militar e com formação educacional na Europa, cheio de cultura e vontade política de transformar o Paraguai em uma potência comercial, mas para isso precisa da cooperação nas nações vizinhas, que exigiam altíssimos impostos para liberar a navegação em suas águas, Solano não aceito e preferiu usar as armas para conseguir seus objetivos.

User badge image

João Pedro

Há mais de um mês

a Guerra do Paraguai foi resultado das ambições da Inglaterra na abertura do mercado paraguaio. Os representantes dessa historiografia afirmam que o Paraguai era uma nação com um modelo de desenvolvimento autônomo e que havia passado por uma grande modernização. Para pôr fim à “ameaça” paraguaia, a Inglaterra teria supostamente manipulado Brasil e Argentina para que ambas destruíssem a economia paraguaia com a guerra.

Atualmente os historiadores consideram a historiografia revisionista ultrapassada e grandes críticas são feitas a ela, principalmente, por falta de evidências documentais que sustentem seus argumentos. Aqui no Brasil, os grandes precursores da nova historiografia foram os historiadores Ricardo Salles e Francisco Doratioto, que fizeram importantes estudos sobre a Guerra do Paraguai, trazendo novos e importantes elementos para o debate.


Essa pergunta já foi respondida!