Buscar

Oque originou a guerra do Paraguai?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Uma desesperada tentativa do Paraguai em garantir acesso ao mar via fluvial, passando por águas do Brasil e principalmente pelo rio da prata na Argentina, Solano Lopez era um exímio militar e com formação educacional na Europa, cheio de cultura e vontade política de transformar o Paraguai em uma potência comercial, mas para isso precisa da cooperação nas nações vizinhas, que exigiam altíssimos impostos para liberar a navegação em suas águas, Solano não aceito e preferiu usar as armas para conseguir seus objetivos.

0
Dislike0
User badge image

João Pedro

a Guerra do Paraguai foi resultado das ambições da Inglaterra na abertura do mercado paraguaio. Os representantes dessa historiografia afirmam que o Paraguai era uma nação com um modelo de desenvolvimento autônomo e que havia passado por uma grande modernização. Para pôr fim à “ameaça” paraguaia, a Inglaterra teria supostamente manipulado Brasil e Argentina para que ambas destruíssem a economia paraguaia com a guerra.

Atualmente os historiadores consideram a historiografia revisionista ultrapassada e grandes críticas são feitas a ela, principalmente, por falta de evidências documentais que sustentem seus argumentos. Aqui no Brasil, os grandes precursores da nova historiografia foram os historiadores Ricardo Salles e Francisco Doratioto, que fizeram importantes estudos sobre a Guerra do Paraguai, trazendo novos e importantes elementos para o debate.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais