Buscar

Explique sobre os argumentos usados pelo movimento de saída do reino unido da União europeia???

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Paula F Tranni

Em termos comerciais

Os defensores do "Sim" à manutenção do país na União Europeia alegam que o Reino Unido, enquanto membro da UE, evita o pagamento de tarifas de exportação, além de uma significativa burocracia em termos comerciais, o que faz com que 45% das exportações britânicas sejam feitas dentro da UE. Como membro, o Reino Unido pode obter melhores condições comerciais por causa da dimensão da UE, que neste momento é constituída por 28 países.

Os defensores do “Não” alegam que a saída do Reino Unido abre portas à negociação de uma nova relação comercial do país com a UE, sem estar limitado pela legislação deste organismo. Além disso, o Reino Unido fica livre para estabelecer acordos comerciais com outros países, como por exemplo a China, a Índia ou os Estados Unidos.

Em termos de orçamento europeu

Os defensores do “Sim” recordam que o Reino Unido contribui com 340 libras (cerca de 435 euros) por ano, por agregado familiar, para o orçamento da UE, em comparação com cerca de 3000 libras (cerca de 3835 euros) que pode ter de pagar se não for membro a título de benefício anual de adesão. Para que um país possa ter acesso ao mercado único tem sempre de pagar uma determinada verba, sendo que o montante é significativamente mais elevado no caso dos não-membros.

Os defensores do “Não” alegam que, fora da União Europeia, o Reino Unido não terá de enviar todas as semanas para Bruxelas o valor equivalente a metade do orçamento destinado às escolas do país, valor estimado como a contribuição do país para o orçamento europeu.

Em termos de regulamentação

Os defensores do “Sim” alegam que a maioria das diretivas da UE prevalece sobre as normas dos 28 países, reduzindo a burocracia e beneficiando os negócios. O Reino Unido, mantendo-se na UE, pode lutar por uma melhor regulamentação, que beneficie o país.

Os defensores do “Não” alegam que o Reino Unido, ao deixar a UE, pode voltar a ter poder decisivo em áreas chave como o emprego, a saúde e a segurança.

Em termos de imigração

Os defensores do “Sim” alegam que deixar a união de países não vai reduzir o número de imigrantes no país. Os números mostram que outros países, fora da UE, e mesmo países da união de países europeus, têm uma taxa de imigração mais elevada do que o Reino Unido.

Os defensores do “Não” alegam que a saída deixa o caminho livre para que o Reino Unido possa alterar a política de portas abertas para cidadãos da UE, que consideram uma política cara e fora do controlo, e bloquear a vinda de imigrantes fora da UE.

Em termos de influência

Os defensores do “Sim” alegam que, em termos de presença em cimeiras internacionais, o Reino Unido tem uma dupla representação, pois além do ministro de estado, há sempre um alto representante europeu. Esta cooperação ajudou, por exemplo, a combater o Ébola ou a pirataria em África.

Os defensores do “Não” alegam que o Reino Unido tem pouca influência dentro da UE. Uma potencial saída possibilita a luta por cargos em instituições internacionais de relevo; além disso, o país pode passar a ter uma maior influência em termos comerciais e de cooperação entre países.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais