Buscar

Explique o porque do atraso da condução do PA no nodo átrioventricular e a importância do mesmo para o bombeamento cardíaco.

💡 1 Resposta

User badge image

Vinícius Rende

O coração é um órgão que possui um mecanismo elétrico (condução dos estímulos) precedendo o mecanismo mecânico (batimento). Ou seja, primeiro tem o estímulo elétrico e depois o mecânico/contração muscular.

Para entender a resposta da questão precisamos entender o básico do ciclo cardíaco, então de modo simplificado tenha em mente que quandos os átrios contraem os ventrículos precisam estar relaxados e vice versa. Além disso, é necessário um tempo hábil para o enchimento ventricular e posteriormente uma contração organizada que permita a ejeção do sangue dos ventrículos. Tudo isso só é possível a partir da organização do estímulo elétrico que segue uma sequência:

Nódulo sinusal (conjunto de células especializadas com propriedades de automatismo - despolarização espontânea sincronizada) → propagação do estímulo para o miocárdio atrial e feixes internodais → convergência dos estímulos para o nódulo AV (único caminho pelo qual o estímulo consegue atingir o miocárdio ventricular em condições fisiológicas) → feixes de condução → miocárdio ventricular

Sendo assim, o atraso fisiológico permite a organização elétrica do coração para que os fenômenos mecânicos posteriores possam ser efeitos. Imagina se o estímulo não parar no nódulo AV ou passar por outra via que caos seria né kkkk (isso ocorre em algumas taquiarritmias).

Qualquer dúvida estamos ai! ????

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais