Buscar

AO2 Substitutiva

A avaliação de competências é uma das mais recentes tendências de Recursos Humanos no que tange à avaliação de funcionários, vindo em substituição de métodos antigos, como o de incidentes críticos, escala gráfica e listas de verificação. Essas metodologias tratavam os colaboradores de uma forma padronizada e pasteurizada, com questionários repetitivos e medições burocráticas, levando as empresas a procurarem maneiras mais efetivas e que envolvessem mais os times na avaliação de desempenho por competência.

As competências avaliadas se dividem em três tipos:

Competências conceituais: conhecimentos e domínio dos conceitos e metodologias que devem ser empregados na execução técnica.

Competências técnicas: conhecimento das boas práticas e funcionalidades específicas para um bom desempenho em seu campo de atuação no trabalho.

Competências interpessoais: habilidades de conseguir que os indivíduos se comuniquem e se correlacionem da forma mais adequada, além das atitudes e dos valores pessoais do colaborador avaliado.


Considerando os conceitos envolvidos na avaliação por competência e as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:

 

I. A avaliação de desempenho por competências propicia a padronização de comportamentos esperados do trabalhador na execução de suas atividades.

II. As competências avaliadas devem estar diretamente associadas ao perfil esperado para cada colaborador, no exercício do cargo ocupado.

III. Competências técnicas somente devem ser aplicadas a avaliações de desempenho grupais, considerando as práticas executadas pelas diversas áreas ou departamentos existentes na empresa, conforme estrutura organizacional.

 

É correto o que se afirma em:

I e III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

II e III, apenas.

II, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais