Buscar

EXERCÍCIOS DIREITO CIVIL - PARTE GERAL

9 - O menor de dezesseis anos

A) não possui personalidade, a qual é adquirida com a maioridade civil.

B) possui personalidade e tem resguardados todos os direitos inerentes a ela, mas é absolutamente incapaz para os atos da vida civil.

C) possui personalidade, mas os direitos inerentes a ela, bem como os atos da vida civil, poderão ser exercidos pessoalmente apenas aos dezesseis anos completos, quando é adquirida capacidade plena.

D) possui personalidade, mas os direitos inerentes a ela, bem como os atos da vida civil, poderão ser exercidos, sob representação, apenas aos dezesseis anos completos, quando é adquirida capacidade relativa.


💡 3 Respostas

User badge image

Gabriella Ribeiro

A) ERRADO. Menor de 16 anos possui personalidade jurídica (civil) que é a aptidão para ser titular de direitos e deveres. Essa personalidade começa com o nascimento com vida (Teoria Natalista). Isso quer dizer que um bebê quando nasce, por exemplo, tem por direito, dentro do Direito Sucessório, ser herdeiro de um bem. (arts. 1º e 2º do CC).

B) CERTO. Possui personalidade jurídica (civil) que é a aptidão para ser titular de direitos e deveres, mas não possui capacidade plena para exercer os atos da vida civil. É considerado absolutamente incapaz (art. 3º do CC).

C) ERRADO. A capacidade plena é adquirida aos 18 anos completos (at. 5º, caput) ou em alguma das situações de emancipação (art. 5º, parágrafo único). Lembre-se que a emancipação pode ser legal, judicial ou voluntária.

D) ERRADO. Absolutamente incapaz (menor de 16 anos) é REPRESENTADO. Relativamente incapaz (maior que 16 e menor que 18 anos) é ASSISTIDO.

1
Dislike0
User badge image

Estela Teixeira

RESPOSTA - B

TODOS, independentemente de qualquer condição, possuem PERSONALIDADE: CC, art. 2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Os menores de 16 anos, desde a vigência da Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) são os únicos absolutamente incapazes previstos na legislação: CC, art. 3º "São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos." 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais