Buscar

microeconomia

Leia o texto a seguir e responda as questões a seguir.

Demanda, oferta e elasticidades no mercado imobiliário brasileiro*

Ao longo de 2010, os preços dos imóveis variaram nas principais capitais brasileiras, gerando preocupação de que se estaria vivendo uma situação de “bolha imobiliária”. Contudo, se aplicarmos os conceitos de demanda, oferta e elasticidades podemos explicar grande parte destas mudanças sobre o preço.

Em primeiro lugar, entre 2009 e 2010 houve importante expansão do crédito imobiliário, que cresceu acima de 40% durante o período janeiro-setembro, traduzindo-se, ademais, em juros mais baixos e prazos mais longos de financiamento. Considerando que a maior parte das aquisições de imóveis é financiada com crédito, essa expansão provocou um efeito importante da demanda por imóveis, tanto novos como usados.

Outro fator importante foi a elevação da renda das famílias observada ao longo de 2010, devido tanto à vigorosa recuperação da atividade econômica, quanto à continuidade da política governamental de transferência de renda, que ampliou o acesso ao Bolsa Família, como também concedeu generosos aumentos aos salários do funcionalismo público e ao salário mínimo, base para os reajustes dos beneficiários previdenciários. O que se observou foi uma contribuição positiva dos rendimentos das famílias para a expansão das aquisições de imóveis.

A procura em todo o país também se viu incrementadas pela aplicação de subsídios governamentais no contexto do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que viabiliza a aquisição de propriedades por famílias de baixa renda, financiadas pela Caixa Econômica Federal.

Em suma, a ampliação do crédito imobiliário, com menores taxas de juros e maiores prazos de financiamento, o crescimento da renda e os subsídios concedidos pelo governo às famílias provocaram apreciável aumento da demanda por imóveis.

A oferta de propriedades, por sua vez, é completamente inelástica ao preço no curto prazo, pois, evidentemente, toma tempo construir casas e apartamentos para fazer frente à maior procura.

a. Considerando as informações do texto, qual seria o efeito da expansão de crédito sobre a demanda por imóveis? Represente graficamente este efeito sobre a demanda.

b. Considerando as informações sobre a contribuição da renda e seus efeitos sobre a demanda de imóveis descritos, em que tipo de bem os imóveis se classificam? Neste caso, qual característica a elasticidade-renda da demanda deve apresentar?

c. Represente graficamente as mudanças sobre a oferta e a demanda de imóveis no curto prazo, e analise o resultado no novo equilíbrio.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais