Buscar

Questionário de Economia e gestão farmaceutica

Não restam dúvidas de que a saúde pública deve preponderar sobre interesses comerciais. Todavia, é falsa a dicotomia entre o social e o capital. Saúde pública e propriedade intelectual são valores que não se excluem, mas complementam-se. Nessa esteira, vislumbra-se uma relação de causa e efeito em via dupla entre esses valores, ou seja, a saúde pública é a razão da proteção à propriedade intelectual, bem como as inovações na saúde pública decorrem da proteção à propriedade intelectual. É preciso buscar um adequado equilíbrio entre a proteção dos direitos de exploração comercial de um invento científico e os direitos sociais. O direito à propriedade intelectual não deve ser considerado ilimitado ou absoluto, tampouco superior a outros direitos fundamentais, na medida em que tem uma função social. O segmento farmacêutico da economia apresenta várias características típicas. Anote a alternativa incorreta.

a.O custo para a produção de medicamentos não é necessariamente alto, o tempo necessário para a produção de um novo medicamento não passa de 1 ano e a estrutura para o desenvolvimento de fármacos não demanda tecnologia de ponta.b.A indústria brasileira não possui tradição no desenvolvimento de novos farmoquímicos e medicamentos.c.Poucas dezenas de indústrias farmacêuticas ao redor do mundo concentram a maior parte do mercado mundial, o que lhes gera muito poder econômico.d.Os países desenvolvidos consomem a maior parte dos medicamentos industrializados, o que explica as pesquisas de novos medicamentos visarem atender as necessidades desta população.e.A produção de medicamentos atende anseios econômicos, pois, afinal, são produzidos por empresas privadas cuja existência está baseada em obter lucro.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais