Buscar

GRA0622 - Atividade 1

Estudante, o princípio da conservação da energia é um dos mais fundamentais da natureza. Por isso, é aplicado em todas as áreas da ciência.

“Na natureza, nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. Certamente, você, em determinada fase da sua vida, já ouviu essa frase. Essa é a forma filosófica que hoje pode ser utilizada para compreender o princípio da conservação da energia.

Por abranger todas as áreas das ciências naturais, esse princípio é o que permite a conversão de certos tipos de energia em outros tipos.

Com origem na mecânica clássica de Newton, o princípio da conservação de energia é uma lei da física que é implícita nas próprias leis de Newton. Em outras palavras, essa é uma alternativa à formulação das leis de Newton. Nesse contexto, a conservação de energia mecânica é obtida por meio da soma de energia cinética com o termo potencial. O termo cinético é sempre dado na forma , e o potencial é geralmente desconhecido.

Baseado nessas informações, considere uma partícula livre (nesse caso estamos levando em conta que a sua energia potencial é nula), em outras palavras, isso quer dizer que a partícula apresenta apenas energia associada ao seu movimento. Disserte sobre o princípio da conservação da energia, considerando especificamente o caso destacado.

💡 1 Resposta

User badge image

Molgado

O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída". Em um determinado sistema mecânico, em que formas de energia relacionadas a fenômenos eletromagnéticos ou térmicos não estão presentes, pode-se dizer que a energia total do sistema é puramente mecânica.

Na Física Clássica, uma partícula livre é aquela que não sofre ação de nenhuma força resultante. Em se tratando de forças conservativas, isto equivale a dizer que a energia potencial da partícula é a mesma em todo o espaço.

Desse modo, o Princípio da Conservação da Energia implica a conservação da energia mecânica. Esta, por sua vez, é a soma das quantidades de energia cinética e diversas formas de energia potencial (gravitacional e elástica entre elas). Embora a energia mecânica seja sempre constante, a quantidade de cada uma de suas componentes pode sofrer variação de tal modo que a energia total permaneça constante.

Uma partícula livre não sofre a influência de nenhuma força e, portanto, tem associada uma energia potencial constante ou nula. Nesse caso, apresentando apenas energia associada ao seu movimento. Em outras palavras, a densidade de probabilidade de se encontrar a partícula é constante em todo o espaço, fluindo com uma densidade de corrente também constante.

 

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/conservacao-energia-mecanica.htm

https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/fisica/2020/02/20/principio-de-conservacao-da-energia/

https://www.sorocaba.unesp.br/Home/Extensao/Engenhocas/relatorio-engenhelas.pdf


3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais