Buscar

contabiliadade

O comércio internacional exige que os profissionais que atuem na área tenham uma série de competências e de conhecimentos. Dentro desse contexto, é possível verificar duas categorias: a primeira é denominada de conhecimentos essenciais ou básicos, que devem ser rigorosamente observados pelos profissionais do setor; a segunda categoria é composta por habilidades e saberes estratégicos, fatores e tendências que colaboram para a diferenciação do negócio, ou seja, que produzem vantagens competitivas. 

Considerando as exigências do mercado de trabalho na atualidade, você foi convocado para elaborar uma descrição que seja a base para a contração de um novo funcionário para trabalhar na área de importação e exportação de sua empresa de consultoria internacional. A organização opera somente nas relações comerciais entre Brasil e Argentina. Quais requisitos, de formação e de competências, você descreveria como essenciais e quais você definiria como estratégicos para o novo colaborador?

Escreva sua resposta no campo abaixo:


💡 1 Resposta

User badge image

Denise Soares

Como requisitos básicos, é possível descrever a formação em áreas que tenham grande conteúdo de comércio exterior. As áreas que tangenciam o assunto são múltiplas, como os cursos de Administração, Economia, Relações Internacionais e Ciências Contábeis. A preferência é que o novo funcionário tenha alguma experiência em estágios no setor ou que tenha pós-graduação em comércio exterior ou em relações internacionais. Como requisito essencial, é necessário que o novo funcionário tenha vasto conhecimento sobre o tema exportação e importação, conhecendo os principais termos, processos e legislações da área.

Como estratégicos, e quase essenciais na atualidade, é preferível que o colaborador tenha domínio, no mínimo, da língua inglesa, mas como a empresa trabalha com o mercado argentino, seriam interessantes conhecimentos básicos de espanhol. Outra competência estratégica seria o conhecimento sobre tendências de mercado internacional, com ênfase no mercado argentino, de modo que ele possa auxiliar em questões específicas que envolvam lacunas de mercado, legislação vigente no país e possíveis barreiras.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais