Buscar

Ocorrência de vibração em edifícios - ATIVIDADE de Mecânica Vibratória - FMU

A movimentação de base ocorre quando forças externas causam o início do deslocamento da base que se manterá deslocando continuamente, isto é, oscilando a uma determinada velocidade, algo que ocorre porque a amplitude da vibração possui relação com o deslocamento da base.

Segundo Kelly (2018), o movimento de excitação da base acontece em diversas estruturas e em muitos sistemas mecânicos. Tais sistemas e estruturas se sujeitarão ao forçamento não periódico da base. Uma roda rígida deslocando-se sobre uma estrada é um exemplo, pois há ativação do sistema de suspensão do carro até a vibração da base voltar à posição de equilíbrio. Outro exemplo que a autora citada evidencia é referente à movimentação de bases de edifícios devido à ocorrência de terremotos.

A movimentação da base de edifícios causada por terremotos não é comum no Brasil, mas ocorre em países vizinhos, como no Chile e em outros países de outros continentes. Imagine um terremoto de alta escala movimentando a base de um prédio com estruturas metálicas (sendo as estruturas metálicas uma atribuição do engenheiro mecânico), o movimento da base do prédio trará instabilidade para a estrutura do prédio e, consequentemente, risco à vida dos moradores daquele local. 

KELLY, S. G. Vibrações mecânicas: teoria e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

Em relação à movimentação de bases, isto é, no que se refere ao deslocamento da base com ocorrência de vibração em edifícios, como essa movimentação de base poderia ser reduzida durante a ocorrência de terremotos?

Respostas

User badge image

Carol Pereira

para a redução e para a minimização desse movimento das bases, juntamente com as vibrações das estruturas metálicas durante os terremotos, poderá ser implantado um sistema de amortecimento no alicerce do edifício, semelhante aos carros e muito utilizado em países que possuem terremotos. Tais sistemas de amortecimento consistem na instalação de amortecedores sobre os edifícios, podendo esses amortecedores serem feitos de material de borracha, ocorrendo dissipação de energia no decorrer do terremoto, ou seja, durante a movimentação da base e a vibração, forçando o edifício a voltar à sua posição de equilíbrio inicial. Existem outras técnicas utilizadas em construções que também usam o amortecimento, como a instalação de amortecedores dentro das paredes, reduzindo as vibrações recebidas pelas paredes e pelas estruturas, evitando, então, que o prédio entre em ressonância com os abalos sísmicos

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando