Buscar

Qual é a diferença entre a consciência silábica e a consciência fonêmica?

Respostas

User badge image

Walessa Taine Delgatti

. A consciência fonológica refere-se ao desenvolvimento de diferentes componentes fonológicos da linguagem falada (Lane & Pullen, 2004, p.6). Estudantes que têm forte consciência fonológica reconhecem quando as palavras rimam. Eles observam sílabas e padrões de palavras. Ter habilidades de conscientização fonológica está diretamente relacionada à capacidade de leitura. O fato de leitores ruins terem fraca capacidade de conscientização fonológica não me surpreende.
As habilidades de conscientização fonológica incluem:
• Rima (finais de palavras semelhantes);
• Aliteração (começos de palavras semelhantes);
• Segmentação de sílaba, palavra e sentença (separando um do outro);
• Partidas (início) e Ritmo (começo e término de palavras);
• Fonemas (sons individuais).

2. A consciência fonêmica refere-se ao conhecimento sobre um fonema e a capacidade de um indivíduo detectar, misturar, segmentar e manipular sons isolados em palavras. Como fonoaudiólogos, sabemos que um fonema é apenas um som. Existem 41 fonemas em inglês que usamos para combinar em sílabas e palavras quando falamos. Enquanto um fonema é apenas um som e é o menor nível de produção de fala, de acordo com especialistas em leitura, é o mais alto nível de habilidades fonológicas. Eles dizem que ele se desenvolve depois que as crianças aprendem a manipular palavras e sílabas. As crianças que não têm consciência fonológica terão problemas para aprender fonética e decodificação, especialmente quando precisam oralizar e misturar letras para formar novas palavras.

As habilidades de conscientização fonológica incluem:

• Mistura de fonemas (colocando sons juntos para fazer uma palavra falada);
• Segmentação de fonemas (quando é dada uma palavra falada, um aluno pode segmentá-la em fonemas isolados);
• Manipulação de fonemas (manipulando um fonema para fazer uma nova palavra em uma família de palavras)

3. A fonética refere-se ao ensino das associações letra-som e aos padrões de letras usados para soletrar palavras (Snow, Burns e Griffin, 1998 p.51). A instrução fonética pressupõe que o aluno tenha consciência fonológica. Também pressupõe que o aluno possui o princípio alfabético, que se refere a entender que existem relações consistentes entre “símbolos de letras” e “sons de letras”.
Todas essas habilidades são construídas em uma base sólida de linguagem oral.
Espere um segundo, a linguagem oral é o meu “negócio” como fonoaudióloga! Essa é a nossa proficiência básica em nossos empregos como fonoaudiólogos. E também lidamos com a consciência fonológica e a consciência fonêmica. Eu não faço muita fonética.
Então, se você já teve um professor ou um diretor, perguntando a você sobre o que você faz, diga-lhes que você constrói as habilidades de linguagem oral dos alunos para que toda sua consciência fonológica, consciência de fonemas e habilidades fonéticas tenham um lugar para colocar raízes e crescer.
1
Dislike0
User badge image

Brenna Celeste

È essa
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina