Buscar

oque é o tempo? seria uma realidade externa a nós ou depende de nosso entendimento?

💡 1 Resposta

User badge image

Lívia

Os conceitos filosóficos variam muito de acordo com o filósofo estudado. De modo bem grosseiro, pode-se distinguir três concepções fundamentais sobre o tempo:

  1. O tempo como ordem mensurável do movimento;
  2. O tempo como movimento intuído;
  3. O tempo como estrutura de possibilidades.

Na primeira, vinculam-se, na Antiguidade, o conceito cíclico do mundo e da vida do homem - a discussão aqui é algo mais físico-matemático; é uma realidade que independe do entendimento do homem -, e, na época moderna, o conceito científico do tempo - tornando-o submetido ao entendimento humano. O filósofo que mais se descata é Kant, ele afirmava que tempo e espaço são formas puras da faculdade da sensibilidade. As faculdades são aquilo que tornam possível o conhecimento do mundo.

Na segunda concepção vincula-se o conceito de consciência, com qual o tempo é identificado - segundo Hegel, não é concebível que o tempo seja identificado como consciência, mas com algum aspecto parcial ou abstrato da consciência.

Na terceira concepção, que é derivada da filosofia existencialista, apresenta algumas inovações na análise do conceito de tempo, considerando o tempo como estrutura da possibilidade, na qual o tempo é identificado como algo próprio da existência (logo, depende do entendimento).

 

FONTE: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia.

 

 

Espero ter ajudado. :)

1
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais