Buscar

Nesse contexto,essa atividade é explicar o que é Benchmarking, quais as suas vantagens para a organização e descrever os quatro tipos de Benchmarking?

💡 2 Respostas

User badge image

Goten

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. É usado para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho, usando de referencial outras empresas.

Onde se aplica? O benchmarking pode ser aplicado a qualquer produto, processo, função ou abordagem nos negócios. 

Dividido em 4 categorias

  1. Competitivo: Caracteriza-se em um benchmarking externo, ou seja a comparação com os concorrentes.
  2. Performático: Está relacionada ao desempenho dos negócios. 
  3. Interno: Comparações internas, que ajudam a definir e cumprir padrões em todos os níveis, estabelecendo consistência e garantindo que cada departamento seja o mais eficiente possível.
  4. Cooperativo: as empresas procuram parceiros de diferentes setores de negócios ou áreas de atividade para encontrar maneiras de melhorar funções ou processos de trabalho semelhantes.
  5. Genérico: é a coletânea de informações e comparação de informações qualitativas sobre como uma atividade é conduzida considerando pessoas, processos e tecnologia. 

Os principais benefícios do Benchmarking são:

  1. Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;
  2. Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;
  3. Melhora da comunicação empresarial;
  4. Profissionalização dos processos da empresa;
  5. Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;
  6. Diminuição do número de erros;
  7. Redução de custos.

 

 

O uso Benchmarking possui cinco etapas. São elas:

Planejamento: é a etapa responsável por definir a pesquisa das melhores práticas. Nesta etapa, os procedimentos essenciais são:

·        Seleção do produto a ser comparado;

·        Seleção do marco de referência: com quem comparar?

·        Definição do método de obtenção de dados.

Análise: aborda a coleta, estudo e interpretação dos dados sobre a organização selecionada como marco de referência. Aqui acontecem as seguintes atividades:

·        Entendimento das práticas do marco de referência;

·        Determinação das diferenças.

Integração: é onde ocorre a utilização das informações para definir as modificações no produto ou processo comparado. Os seus procedimentos típicos são:

·        Obter aprovação das informações obtidas;

·        Comunicar as informações d benchmarking a todos níveis organizacionais.

Ação: é o momento de implementação das práticas. Aqui acontecem as atividades de:

·        Colocação em prática dos resultados obtidos;

·        Avaliação contínua da implementação;

·        Previsão de modificações;

·        Comunicação do progresso.

Maturidade: é o resultado da implementação das melhores práticas. Um dos seus indicativos é o interesse de outras organizações ou produtos copiados. Nesta fase também há o interesse contínuo de aprimoramento com base nas melhores práticas. Uma empresa madura pratica o Benchmarking continuamente.

 

Alguns princípios do Benchmarking a serem seguidos; “os princípios se sobrepõem a tudo”

Legalidade: os dados a serem obtidos, será de maneira legal e transparente. Caso seja necessário solicitá-los a uma instituição, será preciso tomar cuidado com a discussão de preços e a manipulação do mercado, exemplificando.

Troca: Solicitadas as informações específicas os dados equivalentes à troca serão oferecidos; a honestidade é essencial e fundamental, assim como o senso de parceria e de colaboração.

Confidencialidade: qualquer informação contida em um benchmarking deverá ter a finalidade de estudo, aprendizado e desenvolvimento.

Ações prejudiciais aos concorrentes não será ética, a confidencialidade é obrigatória. A não ser que o empreendimento aceite a divulgação específica dos dados, esses devem ser mantidos ocultos.

Contato: o ideal será que as informações circulem nos chamados contatos de benchmarking. A escolha dos profissionais far-se-á na seleção minuciosa destes; deixando assim, as informações com teor de sigilo e mantendo-se as informações íntegras cumprindo as necessidades de coleta de informações.

Preparação: será imprescindível para aproveitamento do benchmarking: quais dados são essenciais, como serão usados e por que são importantes; são pontos cruciais para a proficuidade válida dos recursos

0
Dislike0
User badge image

Maguga

Não se pode perder de vista que Benchmarking é um processo ou técnica de gestão em que as

empresas avaliam o desempenho de seus processos, sistemas e procedimentos, na intenção de sempre comparar os seus resultados com os melhores resultados e desempenhos de outras organizações, sobretudo aquelas reconhecidas como líderes pela mercado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais